segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ESA - European Space Agency

Olá todos!

Rapidinho, antes de começar só queria falar que coloquei as fotos do Halloween no último post, se quiserem dar uma conferida, só clicar aqui.

Mas agora o dia de hoje. Ontem eu fui dormir bem tarde, fiquei fazendo minha tarefa de Linguagem natural até tarde e não consegui acordar hoje de manhã justamente para essa aula. Mas tudo bem, a entrega do exercício era por email e já entreguei. Vou ter que estudar sozinho agora pra fazer o próximo exercício, só não posso deixar pra última hora de novo!
Aliás um breve comentário sobre essa matéria. Muito legal :) e estou aprendendo a programar em Python (não que seja muito difícil, mas eu nunca pegaria pra aprender sem ter um motivo claro :P).

De tarde fizemos uma visitinha à ESA, Agência Espacial Européia aqui em Darmstadt, que é como uma NASA, mas européia.
Nos encontramos com o resto do grupo na frente da TU e de lá pegamos um trem pra chegar na ESA, vários dos brasileiros estavam lá, mas acabaram não podendo entrar, pois não tinham feito a inscrição antes. Do pessoal que fez a visita mesmo eu só conhecia mais três, o resto eram todos chineses ou indianos ou de algum outro lugar desconhecido.

Infelizmente vou ter que dizer que não tenho fotos de lá pra postar. Eu nem levei minha câmera já que não era permitido fotografar mesmo, mas de qualquer jeito a visita foi bem interessante. A guia explicou várias coisas sobre os satélites, os centros de pesquisa da ESA, exploração interplanetária, etc e tals.

Teve uma hora que assistimos um videozinho falando um monte sobre a ESA e depois pudemos pegar uns folhetos informativos. Tinha uns muito legais!! Eu trouxe um mapa da Europa feito por fotografias de satélites e um pôster com uma imagem de Marte feita por eles.

Alem disso pudemos ver os destroços de um satélite que não entrou em órbita e as salas de onde é feito o controle dos satélites que ainda estão em operação.

Uma pequena curiosidade aqui: quando os satélites são lançados eles sempre tem um tanque com uma certa quantidade de combustível para que seja possível corrigir qualquer mudança que ocorra em sua órbita. Depois que esse combustível acaba, não é possível reabastecer, o satélite se torna inútil e é abandonado.
Inclusive um dos problemas que podem vir a ocorrer em alguns anos é exatamente o excesso de lixo espacial na órbita da Terra, o que pode prejudicar as pesquisas espacias. Mas enfim... Isso é uma coisa com a qual as gerações futuras vão ter que lidar :P

Bom, sem mais falação tecnológica, esse foi meu dia na ESA. Tinha até uma lojinha de souvenirs, mas não tivemos tempo de ver nada.... :P

Auf Wiederlesen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário