quarta-feira, 25 de agosto de 2010

12.08 Edimburgo

Olá pessoas!
Antes de começar a contar meu primeiro dia em Edimburgo, vou falar um pouco sobre o que está acontecendo aqui em DA.
Anteontem finalmente fiz minha mudança. Depois da chuva que deu durante minha empreitada, o Milani e a Roberta foram me ajudar a trazer todas as minhas malas e coisas pro novo quarto e agora já estou devidamente instalado :)
Ontem foi de fato meu primeiro dia morando na nova WG e está td ótimo até agora. Os Mitbewohner são todos gente fina.

Ontem a noite mesmo eu ofereci um jantar aqui em casa pro Milani e pra Roberta, como uma forma de agradecimento por eles terem ido pegar chuva e ficar esperando meia hora no ponto de ônibus cheios de malas pra me ajudar hahaha. Até comecei a colocar minhas coisinhas na parede como mapas e tickets dos lugares onde eu já visitei. Meu quarto tá bem legal.

Vamos agora falar de Edimburgo!
Logo no primeiro dia já pegamos um tour daqueles de graça, sabem? Aqui na Europa existe esse tipo de tour em várias cidades. Eles trabalham no sistema de gorjeta, no final vc paga o qnt vc acha que o tour valeu.

E o tour que pegamos era mto bom, demorou umas três horas e passou basicamente pelos pontos principais de Edimburgo. Aqui vão algumas fotos:
Fringe Festival
Ah, acho que não falei disso ainda, mas nós tivemos mta sorte de ir pra lá justamente nessa data. Em agosto Edimburgo lota de festivais, de comédia, de arte, de livros etc etc. E o maior deles é com certeza o Fringe Festivel, que reúne vários artistas e apresentações teatrais em vários lugares da cidade. Claro que a maioria era paga, mas isso atrai também mtos artistas de rua que fazem os shows de graça (e depois passam o chapéu).
Detalhe das ruas de Edimburgo
Esse aí fazendo pose na foto é o nosso guia, o Owen. Hehehe, ele na verdade é canadense, mas até que foi um guia bem divertido.
Castelo de Edimburgo
Gente, bem no meio da cidade tem esse castelo! E tipo, ele fica no topo de um vulcão extinto. É com certeza o ponto mais notável de Edimburgo, já que fica bem no centro e no alto.
Detalhe do castelo de Edimburgo visto de baixo da colina
Janela na Candlemaker Row
Quem aqui gosta de Harry Potter?? Mas quem é fã mesmo?? Pois bem, esses devem saber que J K Rowling escreveu grande parte dos seus livros em Edimburgo. Ela é na verdade inglesa, mas morou em Edimburgo enqnt escrevia. E normalmente ela saia pra escrever em cafés pela cidade, não em casa. E foi sentada numa mesa a essa janela aí que ela escreveu mto! Esse barzinho hj em dia é famoso por isso, mas eles insistem em dizer que ela nunca comprou nada lá! Hahahaha.
Uma escola lá :P
Ainda sobre Harry Potter, dizem que foi baseada nessa escola que J K Rowling teve a idéia de criar Hogwarts. Veem as quatro torres no prédio? É daí que surgiram as quatro casas de Hogwarts.
Lápide do Greyfriars Bobby
Bobby
Então, esse é mais um dos cartões postais de Edimburgo, o Bobby. Esse cachorrinho era de um vigia noturno em Edimburgo no século XIX. Acontece que o dono dele, o John Gray, morreu um certo dia de tuberculose e foi enterrado no pátio da igreja de Greyfriars. E dizem que pelos próximos 14 anos o cachorrinho dele ficou guardando o túmulo. Todas as noites ele vinha e dormia em cima do túmulo.
Princes Street Gardens
E aí no final do tour a gnt foi até um parque que tem do lado da colina do castelo. Nesse parque existe um fato interessante. Todos os dias as 13h00 é disparado um tiro de canhão do castelo de Edimburgo. E desse parque dá pra ouvir perfeitamente. uma vez que elez disparam em direção ao Palácio de Holyrood, que é a residência da família real na Escócia (onda a rainha Elizabeth fica qnd vai pra lá).
O guia até fez uma piadinha, pra vc saber quem é realmente escocês é só vc observar durante o tiro da uma da tarde no parque. Os turistas vão todos pular no chão ou procurar alguma coisa no céu; os escoceses vão calmamente olhar no relógio a ajustá-los hehehe.
O tiro na verdade não é ouvido nesse parque exatamente as 13h, pois eles disparam as 12:59'51" para que o som chegue ao palácio de Holyrood exatamente as 13:00'00".

Durnte uma pausa que houve no tour a gente ainda chegou a experimentar um refrigerante originário da Escócia. Se chama IRN'BRU, e parece que a venda com sua fórmula original foi proibida nos EUA o.O. Bom, nós experimentamos e nem era tão bom assim, tinha um gosto estranho de laranja... enfim.

No final do tour fomos comer num restaurante com o Owen (o guia), duas meninas americanas e um casal australiano. E foi a hora de experimentarmos algo típicamente escocês:
Haggis
Haggis na verdade é só esse bolinho de carne moída aí, parece que é feito de miúdos de carneiro. Enfim, eu comi e estava mto bom :)
Depois de terminar de comer a gnt ficou um bom tempo sentado conversando com o pessoal, especialmente uma das americanas, a Jasmine.
Passamos o resto do dia andando pela cidade com a Jasmine até dar o horário de uma peça de teatro do Fringe Festival que ela iria ver.

De noite ainda participamos do Ghost Tour. Um tour como qualquer outro, mas no qual o guia (que inclusive foi o mesmo) conta umas histórias mais assustadoras e leva o pessoal pra conhecer lugares mais bizarros. Passamos por uns cemitérios de Edimburgo e uma colina, de onde se tem uma vista especialmente bonita de Edimburgo. Não deu pra tirar mtas fotos da cidade nesse tour, pois não tínhamos mto tempo pra isso, mas em outro dia nós voltamos lá e depois eu mostro as fotos então.

Calton Hill
Torre na Calton Hill
Essa são algumas fotos que ficaram boas da colina. Novamente brincamos com longa exposição :)

Bom... O primeiro dia foi basicamente isso. Deu pra ter uma boa noção do que se tem pra ver em Edimburgo. Depois do tour dos fantasmas ainda ganhamos uma bebida num dos pubs, comemos uma pizza e fomos dormir.

Auf Wiederlesen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário