domingo, 29 de agosto de 2010

13.08 Glasgow

Olá pessoas!

Aqui em Darmstadt o tempo está bem ruim, viu. Começou a ficar mais frio e tá sempre chovendo agora. Não é aquela tempestade, mas a chuvinha fina que deixa mais frio ainda. Acho que agora o verão está finalmente indo embora.

E ultimamente eu não tenho feito mta coisa interessante não. Tenho que estudar bastante, tenho uma prova dia 2 e espero que consiga passar sem problemas e pra isso preciso estudar. Mas mesmo assim ainda aconteceram alguns fatos interessantes.

Semana passada, nos reunimos aqui em casa (na casa nova :D) pra jogar Tabu de novo. Lembram qnd foi a ultima vez que joguei? Fazia alguns meses já hehehe. Foi legal, juntamos umas 10 pessoas mais ou menos, e a Roberta trouxe uns alemães que eu não conhecia ainda. Bom pra fazer novos amigos.

E hj de novo, a Roberta me passa aqui em casa no meio da tarde pra me chamar pra ir andar pela cidade com um amigo dela que estava por aqui. A gente mora agora no mesmo prédio :).
O Eduardo, amigo dela, mora na Bélgica e estava passadno o fim de semana aqui pra visitá-la. Andamos pelo Herrngarten, pela Luisenplatz, e outros lugares ali no centro de DA. O tempo, como já comentei não estava mto bonito, começou a garoar no final e pra fechar nossa caminhada, um chocolate quente no Starbucks ^^. Acho que essa foi a primeira vez que fui no Starbucks daqui de DA. Tem um bem no centro, mas estranhamente nunca tinha ido hehehe.

Enfim, as coisas andam td certo aqui em DA, td certo na nova WG, com os estudos, mas vamos lá contar mais um dia da minha viagem à Escócia.

No dia 13 de manhã acordamos e pegamos um ônibus até Glasgow, afinal queríamos conhecer também a maior cidade da Escócia (Edimburgo é a capital, mas Glasgow é a maior cidade).
Ah, falando nisso, uma coisa interessante que aprendemos durante o tour em Edimburgo e esqueci de comentar no post anterior é que em inglês a cidade é escrita "Edinburgh", mas... não se pronuncia assim. No começo achamos que era alguma coisa do sotaque, mas o guia explicou depois, o jeito certo de se falar o nome da cidade é "Edimbra". Estranho, mas é assim que se fala. Qnd virem alguém falando "Edimburg" em inglês, lemberm-se que vcs podem corrigir agora :P

Bom, fomos para Glasgow e eu diria que é uma cidade bem normal,. Não tem mta coisa pra se ver não... Mas nós tivemos sorte e chegamos bem durante Piping Live, uma competição de bandas de gaita de foles!! Nossa, foi mto legal, ficamos um tempão na George Square, a praça central de Glasgow, vendo algumas apresentações. A competição mesmo era só no dia seguinte, mas algumas bandas estavam tocando de graça pro povo ver lá.
Depois disso andamos um pouco pela cidade e aqui vão as fotos:

Escultura em frente a estação de ônibus de Glasgow
Uma das bandas que se apresentou no Piping Live!
Piping Live!
Essa era uma banda do Canadá
Mais uma da banda
Agora vejam que interessante o pessoal que toca com esses "pompons" brancos. Eles fazem umas firulas com eles no alto. Fica super legal ^^. Reparem nos vídeos:

Depois de ver um pouco as bandas fomos no centro de informações turísticas e vimos o que tinha pra ver em Glasgow.
Depois de um tempo andando pela cidade percebi que o suco de laranja na minha mochila tinha vazado e feito o mairo estrago! :( Sorte que não molhou o notebook... Só tivemos que jogar metado dos flyers que tínhamos pegado fora, ficaram todos ensopados.

Visitamos um museu em Glasgow que se chama Lighthouse e tem uma torre de onde temos uma vista panorâmica da cidade. Glasgow não é uma cidade mto bonita não. Mtos prédios, mas mesmo assim, a vista era bem interessante:
A escada que tivemos que subir (vista de cima)
Hahaha, o símbolo de "banheiro" dentro do museu :P
Uma panorâmica de Glasgow
Glasgow
Saímos, mas não sem antes pegar um poncho de chuva (de graça! ^^) hahaha.

Fomos andando pelas margens do rio Clyde até uns jardins que tinha na frente de um palácio lá , o People's Palace:
Rio Clyde
Chegando no jardim, como o dia estava bonito e estávamos com fome já, sentamos na grama e preparamos nossos sanduíches ali. Enquanto a gnt comia ficamos assistindo uma banda ensaiar para a competição do dia seguinte. Eu fiquei fascinado com o pessoal que tocava com aqueles pomponzinhos brancos hahaha. Achei mto legal :)

Entramos no People's Palace, que na verdade é um museu. Aliás, uma coisa que achei interessante na Escócia é que qse todos os museus que vimos a entrada era de graça. Mto interessante, e bom pros turistas hehehe.

Glasgow's Cathedral
Pegamos o museu qse fechando e depois seguimos até a catedral de Glasgow, que pode ser vista na foto acima. Ela já estava fechada, infelizmente, mas pelo menos pudemos tirar umas fotos de fora.
Ao lado da catedral havia uma necrópole, e realmente era mto bonita. Andamos um pouco por lá tirando umas fotos e eu aprendi uma função mto interessante que o Photoshop tem (o Leon me ensinou na verdade).

Sabem qnd o dia está mto claro e vc não consegue tirar fotos boas, pois ou o céu fica mto claro ou a paisagem fica mto escura? Existe uma função no Photoshop em que vc tira duas, três ou mais fotos da mesma paisagem com claridades diferente, pra conseguir pegar todos os detalhes das partes mais claras (como o céu) e das partes mais escuras (como a paisagem) e depois o photoshop junta as imagens e consegue montar uma foto boa! Essa técnica se chaam HDR imaging, se alguém estiver interessado. Consegui praticar isso na necrópole, já que o céu estava bem claro, pois estava ensolarado e ao mesmo tempo, tinha várias nuvens. Aqui algumas experiências:
Necrópole (HDR)
Outra HDR
Ficaram boas né?
Depois disso pegamos o ônibus de volta para Edimburgo e de noite ainda vimos alguns artistas de rua se apresentando. Artistas mto bons, diga-se de passagem, um deles fazia malabarismo com uma serra elétrica e outro com tochas de fogo.

Esse foi basicamente meu segundo dia na Escócia. Voltamos pro hostel e fomos dormir, pois no da seguinte iríamos acordar cedinho pra fazer um tour :)