sábado, 4 de setembro de 2010

14.08 Tour Oban


Olá Pessoas!

Preciso começar a agilizar os posts aqui da viagem para Escócia, senão vai começar a ficar inviável, já que daqui a pouco já saio pra outra viagem, dessa vez pra Suécia :)
Mas nesse fim de semana vou tentar postar bastante, já que afinal minha prova já foi!!
Finalmente, estou livre (acho)... Ainda não recebi a nota, mas acho que consegui fazer até que uma quantidade razoável da prova. A matéria foi algo parecido com circuitos com lógica, pra quem é da Poli, eu diria que é uma mistura de PLD com Eletrônica.

Enfim, já passou a prova e as coisas aqui em Darmstadt estão indo mto bem. Essa semana chegaram os novos bixos da Unicamp, e o Marcos, um dos bixos, está ficando aqui em casa até encontrar uma WG pra ele. Na verdade ele já encontrou e já pegou a chave hj, mas ainda não fez a mudança.
Muita gente nova chegando!!

Hj de tarde eu estava à toa em casa, qnd o Milani me liga e pergunta se eu não estava a fim de sair pra conhecer a cidade com o colega dele que está aqui. Como estava sem fazer nada mesmo, fomos. Visitamos a Hundertwasserhaus, um conjunto habitacional super peculiar que tem aqui em DA, projetado por um arquiteto vienense, o Hundertwasser (e que incrivelmente eu nunca tinha visitado).
Hundertwasserhaus
Depois ainda pegamos o S-Bahn e fomo dar uma andada pela Luisenplatz, pra conhecer um pouco o centro.
No centro tava tendo um festivel do vinho. Eu nem tava sabendo mto, já tinha visto algumas placas mas tava meio por fora do assunto hehehe.
Até que tinha bastante gente lá :P
29. Weinfest Darmstadt
Depois de andar e conhecer o que Darmstadt tem de bonito (:D) voltamos pra casa e fomos jantar. Iríamos jantar em casa e no meio do caminho fomos encontrando as pessoas e convidando-as. No final das contas estávamos eu, o Milani, o Mike (amigo do Milani), a Roberta e o PV.
Jantamos e no final da noite ficamos pensando nuns enigmas que o PV resolveu passar pra gnt.

Mas então, vamos então ao assunto que interessa, do que se trata o título do post!
No dia 14 (sábado) acordamos cedinho, pois iríamos tentar pegar um tour sobre o qual tínhamos lido no dia anterior. Chegamos na agência lá e ainda era possível pegar o tour! Uhul!
O tour era até Oban, uma cidade na costa oeste da Escócia, nos fiordes escoceses. Pra quem não sabe, fiordes é aquele tipo de relevo, por cujos noruegueses são bem conhecidos. Se vc olhar no mapa da Noruega, na costa oeste vc deve perceber que é cheio de "veinhas". Ali são várias infiltrações do mar no continente formadas pelas calotas glaciais ou alguma coisa parecida. Na Escócia tmb existem e foi exatamente para lá que estávamos indo.

Durante o caminho passamos por vários lugares bonitos, e o guia foi explicando várias coisas (das quais eu não lembro nem metade :P)
Loch Lomond (primeira parada)
Eu em frente ao Loch Lomond
Uma coisa interessante aqui é que a palavra "loch" é gaélico para "lake" (lago, em inglês) e estranhamente, todos se referem aos lagos escoceses como loch. Ninguém fala Lake X. Por isso na língua inglesa, o lago Ness não é conhecido como "Ness Lake" e sim como "Loch Ness".
Panorâmica do Loch Lomond
 E gente, nesse tour eu fiz umas panorâmicas mto boas!! Hahaha, olhem só essa do lago que legal que ficou :)
Um outro lago aí que eu não lembro o nome :P
Gente, na Escócia o que não falta são lagos viu! Se vcs derem uma olhada de novo no mapa, vão perceber que tem milhares de pontinhos azuis no mapa escocês, e que a maioria são como risquinhos, ou seja os lagos são todos estreitinhos, como vcs podem ver nessa última foto ae.
Oceano Atlântico de Oban
Oban
E enfim chegamos na cidade Oban. Essa água toda aí que vcs podem ver nas fotos é um pedacinho do Oceano Atlântico que entra no continente, formando o fiorde. A cidade é bem pequena não tem mta coisa pra ver, mas a paisagem era realmente bem bonita.
Aqui um videozinho que eu fiz já na cidade:

Almoçamos ali na cidade mesmo em um restaurante à beira do mar, consegui achar um cachecol legal e barato pra mim :)
Partimos então de Oban e na volta passamos tmb por vários lugares bonitos:
Uma paisagem bonita
Mar :)
Esse momento paramos em Inveruglas, onde tinha um píer e uma galerinha pescando, passamos por uns castelos que tinha ali em volta tmb.
Outro fato interessante é que nas Highlands (a região mas ao norte da Escócia) qse tds as cidades tem nomes derivados do gaélico, e "inver" em gaélico significa "foz do rio" portanto, Inveruglar provavelmente fica na foz do rio Uglas :P (não sei, nem pesquisei pra saber se procede...)
Rest and Be Thankful
No finalzinho do tour passamos ainda por um vale (ou uma montanha, não sei exatamente o que levava o nome) que se chamava Rest and Be Thankful. Gente, como era bonito o lugar. Pena que o céu não tava colaborando, mas até que deu pra tirar umas fotos legais.
Panorâmica do Rest and Be Thankful
Bom, foi basicamente isso... Chegamosde volta em Edimburgo deviam ser umas 6 da tarde, ficamos olhando umas lojinhas de Kilt, pois o Leon estava querendo comprar um e no final do dia ainda fomos na Calton Hill de novo, dessa vez com mais tempo pra tirar umas fotos legais.
Edimburgo da Calton Hill
Castelo de Ecimburgo soltando fogos de artifício (porque eu não sei :P)
Eu no monumento sobre a Calton Hill :)
Edimburgo ao pôr-do-sol
De novo a torre da Calton Hill
E uma panorâmica de Edimburgo
Então galera... foi isso. Desse dia eu não tenho mto o que falar mesmo, pois foi basicamente o tour.
Foi bem legal ver um pouquinho das Highlands escocesas, só pra ter um gostinho antes de ir de vez pra Inverness.
Agora vou por aqui algumas fotos artísiticas que tirei nesse dia:
Um barco em Inveruglas
Gaivota
Céu de Edimburgo
Ah gente outra coisa interessante que eu esqueci completamente de comentar, mas lembrei agora com essa foto do céu, é que no dia 12 de agosto aconteceu aqui no hemisfério norte (na verdade no mundo inteiro, mas daqui da pra ver melhor) a noite das estrelas cadentes! Eu estava em Edimburgo e infelizmente o tempo não estava mto bonito, então nem deu pra ver mta coisa, mas parece que essa noite acontece uma vez por ano aqui e é sempre mais ou menos nessa época.
Vamos ver se ano que vem eu tenho corte de estar num lugar com o céu limpo.

Bom, então é isso... Deixa eu ir dormir agora, que já está absurdamente tarde aqui, e amanhã a gnt ainda vai sair pra uma excursão sobre o Goethe. Mas eu tinha que vir aqui continuar contando a viagem, senão isso aqui não vai acabar nunca hahaha.

Auf Wiederlesen!

Um comentário:

  1. Pois é... eu também não consegui ver muita coisa... estava em Paris mas mesmo com o céu um pouco mais aberto não vi muita coisa... dia 13 eu estava em Hanover, mas não vi nada de mais... Mas, dia 14 no meu último dia de Viagem, em Köln eu consegui ver uma!!! hahahaha! acho que estava atrasada! hauhauahua!

    ResponderExcluir