domingo, 5 de setembro de 2010

Wetzlar: Goethe e Óptica

Olá pessoas!

Vamos lá dar um gás aqui pra ver se eu termino de escrever antes de partir para a Suécia. Vou ter q postar mais de uma vez por dia, mas de qqr jeito eu vou contar cada dia em posts diferentes, assim não sobrecarrega pra quem for ler.

Mas primeiramente vou contar o que aconteceu ontem (dia 4 de setembro, sábado), pq claro as coisas continuam acontecendo aqui em DA :).
Fomos com a IGM visitar uma cidade aqui nas redondezas chamada Wetzlar. É uma cidade pequena, mas que se mostrou apesar disso mto simpática. A maioria das coisas interessantes pra ver lá tem a ver ou com Goethe ou com óptica.

Se vcs bem repararem no último post, ele foi postado beeem tarde da noite daqui. Já era umas 5 da manhã qnd eu postei sendo que no dia "seguinte" eu teria que acordar as 7h30 da manhã pra chegar na hr pra esse passeio. Claro q só poderia dar mer** hahaha.

Obviamente eu não consegui acordar na hr e acordei as 8h15 com a Roberta me ligando no celular falando que já tinha batido aqui em casa umas 15 vezes e ninguém tinha vindo. Eu acordei desesperado e fui correndo abrir a porta pra ela. Enqnt ela pegava os nossos lanches que (ainda bem) eu já tnha preparado no dia anterior, eu corria pra escovar os dentes.

Pensamos que era melhor ir de bicicleta, já que não daria tempo de pegar o próximo ônibus, e como a bicicleta da Roberta está meio capenga a melhor idéia era ela ir comigo na garupa. Acontece que assim que a gnt desceu eu lembrei que tinha deixado a chave da bicicleta jnt com a chave de casa no meu quarto!

Subi correndo e liguei pro Marcos (o bixo que está ficando aqui em casa) e pedi pra ele abrir a porta pra mim. Peguei a chave correndo e desci desesperadamente hahaha.

Fomos de bike então e no meio do caminho encontramos um colega turco no ponto de ônibus e eu comentei com a Roberta que ele deveria estar indo pra lá tmb, já que ele sempre vai nos passeios da IGM.
Aí começamos a pensar melhor e vimos que de fato daria tempo de pegaro próximo ônibus... ¬¬
Bom, como já estávamos de bicicleta resolvemos então ir até o centro, deixar a bike lá e pegar de lá o ônibus até a Hbf, que era o ponto de encontro. Assim fizemos e no final das contas deu td certo
Conseguimos chegar a tempo, o PV já estava lá havia muito tempo eu cheguei todos esbaforido, mas pelo menos chegamos na hr hahaha.

Bom, tirando esse sufoco, a viagem foi super legal. O grupo era bem pequeno e diverso , devia ter umas 20 pessoas só. Mas dessa vez tinha vários brasilerios: Eu, a Roberta, o PV e o Danilo (um outro amigo nosso). Noramalmente nesses passeios da IGm eu sou o único brasileiro, mas dessa vez ocnsegui converncer o povo! hahaha.
Pegamos o trem e fomos para Wetzlar.
O Lahn, rio que passa por Wetzlar
Uma escultura lá em Wetzlar :P
No meio da cidade tinha essa fonte cheia de espuma :)

Chegando lá fomos encontrar a guia, o nome do tour que fizemos era "Pelos passos de Goethe em Wetzlar" (Auf Goethes Spuren durch Wetzlar). Quem aqui já leu o livro Os Sofrimentos do Jovem Werther? (Die Leiden des jungen Wethers), Esse livro é um dos mais conhecidos de Goethe e foi o que o tornou mundialmente famoso a princípio. E a história desse livro tem td a ver com essa pequena cidadezinha, Wetzlar.
A guia explicando um pouco sobre Goethe

Goethe morou durante quatro meses em 1772 em Wetzlar, onde teoricamente deveria estar fazendo um estágio em direito (que estudou na universidade de Gießen, bem próximo a Wetzlar). Nessa cidade conheceu Charlotte Buff-Ketner, por quem se apaixonou logo que a viu. Charlotte, porém, já estava prometida em casamento a outro, com quem de fato se casou.

Além disso, em Wetzlar cometeu suicídio um grande amigo de Goethe, Karl Wilhelm Jerusalem, com quem Goethe estudou em Leipzig. Esses dois fatos o inspiraram a escrever e romance em 1774.
Nessa casa morou Goethe no verão de 1772

Na nossa visita conheceamos a casa de Charlotte (Lotte, no romace) e a casa de Jerusalem, onde ele se matou com uma pistola emprestada do marido de Charlotte. A cidade é realmente interessantíssima e essa história toda sobre o romance de Goethe, só faz deixa-lá mais ainda. Fiquei até com vontade de ler o livro depois dessa visita.

Depois de fazer o tour sobre Goethe, paramos num parque lá pra fazer um picknick. Encontramos uma barraquinha de Lángos (aquela comida húngara) e ficamos um tempo sentados conversando... Mas como eu já tinha dito, Wetzlar tmb é uma cidade com mto sobre óptica, e inclusive a fábrica de lentes da Zeiss (Sabem? As lentes das câmeras Cyber-Shot?) é sediada lá.
Pela cidade existem várias estações onde fatos físicos e experimentos sobre óptica podem ser observados, e claro existe tmb um museu da óptica, que foi o que visitamos logo após o picknick,
Uma pintura com ilusões de óptica em WEtzlar

Devo admitir que, pelo menos pra mim (estudante de engenharia), essa parte do passeio foi bem mais interessante que a aparte sobre Goethe.
Câmera termométrica no museu da óptica
Indo à caça!
Tinha uma sala do museu cheia de binóculos e lentes. Mto legal mtinha uns super potentes, dava pra ver a poeirinha no chão do lado de fora da casa.

Enfim, terminou o passeio, mta cultura, mto Goethe, mta óptica depois e pegamos o trem pra voltar pra Darmstadt. Assim que eu cheguei em casa, fucei um pouco na internet e capotei na cama, afinal estava morto de cansaço pois só dormi 3h na noite anterior.

Bom, esse foi o meu dia de ontem, vou separar agora no próximo post pra contar sobre a continuação do passeio na Escócia, acho melhor separar direitinho os temas pra não ficar sobrecarregando os posts e ainda poder deixar bem claro no título sobre o que estou falando ;)

Auf Wiederlesen (in einigen Minuten :P)

Um comentário:

  1. Carl Zeiss... Uma das fabricantes de lentes mais importantes da história da óptica! Fui procurar uma lente Zeiss para Nikon... bom... custa quase o triplo! hahahah!

    ResponderExcluir