terça-feira, 7 de setembro de 2010

16.08 Stirling

Opa! Aqui estamos pra contar mais um dia da viagem.

Dia 16 então acordamos cedinho, comemos a torta da refeição por 5 libras que tínhamos comprado no dia anterior, assamos o pão de alho pra levar com a gnt e saímos. Dessa vez pudemos deixar as malas no hostel sem precisar pagar nada.

Em Stirling na verdade só tínhamos duas coisas pra visitar: o Castelo de Stirling e Monumento a Willy Wallace. Quem aqui já assistiu Coração Valente, com o Mel Gibson? Eu já assisti, mas não lembro mto bem da história, esse tipo de filme não faz exatamente o meu gosto... Mas de qqr jeito, o filme conta a história das guerras de independêcia escocesas. E Mel Gibson interpreta justamente o papel do William Wallace, um soldado escocês que comandou o exército ou alguma coisa parecida.

Saímos do hostel e resolvemos ir primeiro ao monumento do Wallace. Fomos caminhando, o pessoal do hostel disse uns 40 min a pé, mas na verdade foi mto mais, deve ter dado 1h30 mais ou menos...
Bom, de qqr jeito foi bom pra praticar um pouco de exercício físico hehehe.

O monumento não fica na verdade dentro da cidade, mas sim numa montanha próxima. No meio do caminho passamos pela famosa ponte de Stirling, que inclusive tmb aparece no filme, e foi ponto estratégico na vitória escocesa.
Ponte de Stirling
Eu sobre a ponte e o rio Forth
O monumento tem no total 246 degraus :) e claro que havia uma vista mto legal da cidade de lá. O dia estava meio nublado, mas dava pra ver algumas coisas
National Wallace Monument

Uma vista de Stirling na subida ao monumento

Aqui já no topo do monumento
Uma paisagem
Descemos então e fomos andando de volta até o castelo de Stirling. No meio do caminho passamos de novo pela cidade, já que o castelo fica de fato lá.
Unicórnio da Mercat Cross
No caminho passamos pela Mercat Cross, que era a praça central de comércio e tmb onde haviam motins e banquetes para comemorar qqr data importante para a família real.

O castelo é bem parecido com o de Edimburgo pra falar a verdade, e a gente ainda pegou um tour de graça tmb hehehe.
Um salão importante no castelo
Uma vista da cidade, com a parede do castelo ao lado
Panorâmica (ali no fundo da pra ver o monumento do Wallace)
Depois de andar pelo castelo ainda pegamos um outro tour de graça que houve pelo Argyll's Lodging, que era uma casa que ficava do lado do castelo.

Não lembro mto bem do que se tratava a casa, mas o fato foi que o tour terminou em cima da hora pra gnt pegar o trem. Antes de começar a gnt perguntou pra moça qnt tempo durava, e pelas nossas contas daria tempo tranquilo, se o guia não demorasse 40 minutos a mais que o previsto!!

Enfim, qnd o tour terminou saímos correndo e pegamos nossas coisas no hostel e fomos para a estação pegar o trem para Inverness.
Na estação de trem eu comprei uns chocolates e a moça da loja me deu uma moeda de 20 cents de euro no lugar de uma de uma libra... Elas são de fato bem parecidas, o tamanho e a borda.. Ainda bem que eu percebi na hr e já pedi pra moça trocar de volta :P

No trem conhecemos um cara de Singapura que sentou do nosso lado e puxou conversa qnd percebeu que estávamos falando uma língua diferente.

Chegando em Inverness, foi facílimo achar o hostel tmb. Inverness tmb não é uma cidade mto grande, mas é a maior das Highlands (as terras ao norte da Escócia)
O hostel em Inverness era mto bom. E tinha internet tmb. Saímos pra comer e qnd voltamos ficamos um tempo conversando com o recepcionista e acabamos conhecendo uma chinesa no hall.
Foi engraçado como ela achou o máximo qnd eu falei que falava português, inglês, alemão e ainda um pouco de espanhol. Ela ficou achando que eu era um gênio hahaha. Qnd o Leon falou que além disso ainda estava aprendendo russo então! A menina era bem simpática, estava fazendo na verdade um daqueles tours que demora mais tempo, então eles param nos hostel no meio do caminho.

Nesse dia mesmo olhamos mais alguns tours que havia pelas Highlands e decidimos no dia seguinte (tentar) pegar um tour para as ilhas Orkney. Bom, mas isso agora já é assunto para o próximo post.

Agora aqui uma foto artística que eu tirei no caminho ao monumento do Wallace:
Inseto sobre uma Thistle
Essa flor se chama Thistle e parece que ela é uma flor típica da Escócia. Chegamos até a encontrar cartões postais com desenhos dela.

Bom por esse dia foi isso então gente... Faltam mais três dias pra temrinar, e com certeza não vai dar tempo de escrever antes da próxima viagem... Vou tentar escrever durante ela então, mas naõ sei se vai dar, vamos ver... Amanhã eu parto pra pegar o avião pra Göteborg na Suécia!!

Auf Wiederlesen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário