domingo, 5 de setembro de 2010

15.08 Edimburgo (de novo)


Então gente, vamos lá contar mais um dia da minha estadia na Escócia, pelas minhas contas, depois desse posts vão faltar só mais 4 dias, o.O.

No dia 15, fizemos o checkout no hostel em Edimburgo. O hostel era bem legal, como eu expliquei no primeiro dia, mas tinha um problema mto grave: não tinha internet! Foi bem frustrante ter levado o note e ficar quatro dias no hostel sem internet, mas eu sobrevivi hehehe. Depois de fazer o chekout levamos as malas com a gnt, já que custava 2 libras pra deixar no hostel.

Nosso primeiro destino naquele dia foi o Castelo de Edimburgo, já tínhamos visto mto sobre ele, fotografado mto, mas ido lá pra visitar mesmo ainda não. Fomos lá então com todas as malas...
Pegamos o castelo bem na abertura pra não perder tempo, logo pegamos um pequeno tour pelo castelo que felizmente era de graça :).
Uma vista de Edimburgo logo de manhã do Castelo
O canhão que solta o tiro da uma da tarde
Um cavaleiro escocês































































A vista de um canhão!
Um prisioneiro nos porões do Castelo

Depois de sair do castelo pegamos um ônibus pra visitar a Capela Rosslyn. Sim, aquela d'O Código Da Vinci :D Já visitei qse todos os lugares por onde Langdom passou hahaha. Só falta ir pra Inglaterra (na verdade não lembro exatamente tds os lugares pra onde eles vão nos livros, mas enfim...)
A capela fica na verdade numa cidade um pouco mais afastada, que se chama Roslin (assim mesmo escrito diferente). Por isso o ônibus demora um pouquinho pra chegar lá.

A Capela era bem bonita, pena que estava em reforma e a fachada estava toda chei de palanques e coisas feias na frente :(
Por dentro, a capela tem uma decoração bem diferente do que normalemente se vê nas igrejas. As paredes inteirinhas eram esculpidas e não dava pra perceber nenhum padrão, cada coluna era diferente, cada canto tinha um desenho diferente, mas não era permitido tirar fotos.
Maquete da Capela Rosslyn
Capela Rosslyn
Detalhe da fachada (com os palanques na frente...)
Na hr de pegar o ônibus de volta pra Edimburgo, encontramos uma protuguesa no ponto. Ela escutou a gente falando português e veio puxar assunto. Ela era meio estranha, mas até que foi bem simpática com a gnt hahaha

Qnd chegamos de volta em Edimburgo, demos uma passadinha rápida no Museu Nacional da Escócia, que fica bem no centro de Edimburgo e como qqr outro museu na Escócia era de graça. Foi realmente uma pena que não tivemos mto tempo pra ver o museu, pois ele parecia mto interessante. Tinha de td um pouco, desde arte até tecnologia.

Vista do terraço do museu
Lewis Chessmen
Ah, no museu tmb tava tendo essa exposição, que não sei se é fixa ou temporária, mas era sobre umas peças de xadrez... Não consegui entender direito se elas foram encontradas em algum lugar, não tivemos tempo de ver direito =/ Mas parecia ser bem interessante... Eram Os Lewis Chessmen. Bom, mais tarde eu vou dar uma pesquisada pra ver se descubro mais alguma coisa sobre isso.

Tinha até uma réplica (??) da Dolly no museu hehehe. Essa era a seção com coisas tecnológicas.
Parece que a Dolly (que pra quem não sabe foi o priemeiro mamífero a ser clonado) foi clonada em Edimburgo.

Qnd saímos do museu corremos até s lojas de Kilt pois o Leon ainda queria comprar um e essa seria a última oportunidade em Edimburgo. Enfim ele entrou numa loja que já tinha ido milhares de vezes e comprou o tão famigerado Kilt (td mundo sabe o que é Kilt né? São aquelas saias escocesas que os homens usam).

Até agora eu falei que foi td na correria, mas não expliqui o porque. Nós tínhamos um trem reservado para Stirling no final da tarde e a gnt não tinha nem pego as passagens ainda. Depois de sair da loja de Kilts, fomos correndo até a estação de trens faltando poucos minutos pro trem sair e não sabíamos onde retirar os tickets.
O Leon chegou pra um atendente e perguntou, o cara ficou meio bravo com ele, pois bem na frente tinha uma paquinha falando "fora de serviço" hahaha, mas apesar disso nos explicou onde ficava a máquina dos tickets. Enqnt o Leon pegava os tickets eu fui procurar a plataforma de onde saia o trem.

No final das contas deu td certo, pegamos o trem a tempo e chegamos m Stirling no com o sol se pondo.
Gente, Stirling, é mto pequena! hahaha, mas até que tem algumas coisas legais pra se fazer (coisas que deixamos pra fazer no dia seguinte).
Deixamos nossas malas no hostel e fomos ao mercado garantir nossa janta.

Nesse dia jantamos mto bem ^^. Econtramos uma promoção especial e conseguimos uma refeição pra quatro pessoas por cinco libras. Vinha uma tigela de macarrão, um pão de alho e uma sobremesa. Maravilha.
Voltamos pro hostel (as coisas eram congeladas), Preparamos nossa comida, e como dessa vez o hostel tinha internet, ficamos no salão mexendo internet e vendo o resto do povo. Mais a noite o Leon foi dormir enqnt eu fiquei mais um tempo ouvindo o pessoal tocando violão e conversando. Enfim, o hostel era bem agradável e tinha uma galera bem gnt fina.

Em Stirling nesse dia não tiramos mtas fotos, mas agora eu termino com umas fotos artísticas aqui:
Uma paisagem vista da Capela Rosslyn
Xadrez

Bom, esse foi então o nosso 4º dia na Escócia. Acabou nossa estadia em Edimburgo, e no dia seguinte já partiríamos para as Highlands, mas isso eu conto no próximo post :P

Auf Wiederlesen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário