sábado, 11 de dezembro de 2010

Nürnberg: Weihnachtsmarkt

Olá gente,

Ontem conversando com um amigo resolvi que preciso começar a escrever de novo.
Várias coisas legais aqui acontecem e eu sempre penso "Nossa, vou escrever sobre isso... ", mas daí eu lembro que já faz um tempão que eu não escrevo nada e penso "Mas antes preciso escrever sobre aquela outra coisa..."
Enfim, o fato é, vou voltar a escrever depois de umas duas semanas sem dar notícias...

Agora sem mais falação, vou contar aqui a história do meu fim de semana em Nürnberg, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

Fizemos CouchSurfing :). Pra quem não sabe, e imagino que sejam muitos, CouchSurfing é uma comunidade de pessoas que gostam de viajar, conhecer gente nova ou só estão a fim de ajudar. Funciona da seguinte maneira: você entra e quando for viajar pra algum lugar você pode procurar pessoas que moram nesse lugar e pedir abrigo. Fácil assim. As pessoas analisam o seu pedido e aceitam ou não.
É bem interessante até pra quem recebe, pois tem a oportunidade de conhecer pessoas de culturas diferentes, e até fazer novas amizades.

Algumas semanas atrás uma amiga que já fez CouchSurfing várias vezes me contou sobre isso (na verdade eu já conhecia, ela me incentivou a tentar) e eu resolvi procurar alguém em Nürnberg e consegui! :)

A gente chegou em Nürnberg então na sexta feira à noite. Eu tinha tudo anotado obviamente, endereço da nossa anfitriã, telefone, como chegar na casa dela e também endereços de alguns hostels caso não desse certo.

Chegando em Nürnberg já o primeiro indício que não daria certo: tentamos ligar no número que eu tinha e só dava caixa postal. Depois de comer alguma coisa resolvemos pegar o metrô e seguir o caminho que ela tinha me passado.
Quando descemos na estação, ela estava lá nos esperando :) Disse que havia visto uma mensagem nossa e nos foi procurar. Muito legal da parte dela não?

Ela nos levou pra conhecer a casa e saímos pra jantar com a mãe e uma amiga dela.
A noite foi bem legal, ficamos conversando e a conhecemos um pouco melhor. Voltando pra casa fomos dormir.

No dia seguinte, saímos pra conhecer a cidade.
A Helena, nossa anfitriã, nos deu várias dicas sobre onde poderíamos comer e o que tinha de legal pra se ver em Nürnberg. Essa é a melhor parte do CouchSurfing. Além de ter uma estadia sem precisar pagar nada a gente ainda tem contato com uma pessoa que conhece de fato a cidade e sabe dar dicas, explicar, mostrar etc e tals.
No mercado de natal duranto o dia
Neve!
Detalhe da neve sobre as árvores e os telhados
No primeiro dia ficamos andando pela parte central da cidade, visitamos o castelo, que fica na parte central também e de noite fizemos um tour pelas galerias subterrâneas de Nürnberg com um guia que eu não entendia de jeito nenhum!
Mercado de natal bombando!
Cidade vista do castelo
Pôr-do-Sol, detalhe que aí devem ser pelas 4 da tarde!
Galerias subterrâneas de Nürnberg
Alguém se lembra da Feuerzangenbowle, aquela bebida com ponche, rum, açúcar, do qual eu falei aqui alguns posts atrás? Essa bebida é típica das comemorações de natal alemãs e claro que no mercado de natal não podia faltar.
E em Nürnberg fica a "maior Feuerzangenbowle no mundo" :P.
Uma cabaninha com uma tigela gigante em cima, que é onde eles fazem a bebida! Claro que nos experimentamos, estava mto bom :) E ainda trouxemos a canequinha de lembrança.
A maior Feuerzangenbowle do mundo!
Bebendo a Feuerzangenbowle...
Voltando pra casa a Helena nos recomendou uma pizzaria.
Ela avisou que a pizza era grande, mas chegando lá o Milani insistiu em pedir uma sozinho e eu fui na dele.
Gente, a pizza era realmente enorme! E o mais incrível foi que não era tão cara...
Não consegui comer tudo e pedi pra embrulhar hahaha.

A Helena chegou um tempo depois e ficamos conversando na pizzaria, depois fomos pra casa dela e ficamos conversando mais um tempão até de madrugada ^^
Não podia faltar ^^
No dia seguinte ficamos dormindo até tarde e então saímos pra fazer um tour pela cidade. Antes de fazer o tour demos uma passadinha no museu do brinquedo.
Era pequeno o museu, mas interessante.

O guia desse tour eu conseguia entender :) ele nos explicou um pouco sobre o mercado de natal, um pouco sobre o castelo, sobre uma igreja que tem lá no centro também. Enfim, deu pra conhecer um pouquinho melhor a cidade.
O pintor Albrecht Durer é de Nürnberg
Depois do tour paramos numa casinha pra experimentar as famosas Rostbratwürste de Nürnberg, que nada mais são do que mais um tipo de salsicha hahaha.

Nos encontramos então de novo com a Helena, o irmão dela e uma amiga. Tomamos mais uma rodada de Feuerzangenbowle, andamos um pouco pelo mercado de natal e depois nos despedimos dela.
Mercado de natal à noite
Helena, nossa anfitriã :)
Conclusão, gostei muito de fazer CouchSurfing e vou tentar mais vezes ano que vem!
E gostei muito também do mercado de natal de Nürnberg. Muito bonito e muito melhor que o de Darmstadt!
E ainda descobri que eu tenho sotaque francês quando falo alemão! A Helena não parava de me zoar por causa disso hahaha.

Aqui um link pra lista de vídeos no youtube que eu fiz em Nürnberg.

Auf Wiederlesen!

Um comentário:

  1. Yay! You're back on writting!
    Bem melhor assim.
    Novas fotos, novos vídeos!

    E quando você achava que ai não podia ficar mais bonito... é ai que neva.
    É igualzinho aos filmes! 8)

    Abraços Gustavo!

    ResponderExcluir