quarta-feira, 31 de março de 2010

Tandem um Zufall

Olá pessoas!

Desta vez tenho bastante coisa interessante pra contar :). E em primeiro lugar: já sei qual será meu destino na Páscoa, vou conhecer Viena! Isso, essa mesma, capital da Áustria... Essa vai ser na verdade a minha primeira viagem pra fora do País! A princípio iremos ficar lá durante td o feriado, o que são 4 dias (sexta, sábado, domingo e segunda). Acho q vai dar pra conhecer bem! Espero que dê td certo.

Ontem eu finalmente apresentei meu Referat sobre o Brasil. Acabei nem comentando mais dele, mas na verdade (como eu já tinha dito antes) era preu ter apresentado semana passada... Mas a professora esqueceu que alguém tinha preparado uma apresentação e qnd a gnt olhou no relógio simplesmente já tinha dado a hr da aula ¬¬. Como nós temos aulas com duas professoras diferentes, a próxima aula da que pediu o Referat foi só ontem, qnd eu o apresentei.
Falei, falei , mas não falei sobre o que eu fiz. No final das contas acabei seguindo a única sugestão que minha mãe deixou, falei sobre Ayrton Senna. E achei que ficou mto boa minha apresentação, pesquisei bastante sobre ele e a vida dele. Não conhecia mta coisa, agora já sou praticamente um expert em Senna (graças a wikipédia, hahaha).

E hj finalmente encontrei um Tandempartner!! Nossa, alguém já ouviu flar de TANDEM? Eu pelo menos nunca tinha até chegar aqui. Mas então, explicando esse termo, pq provavelmente ainda vou usar ele várias vezes aqui: Tandem é um método de aprendizagem de uma língua estrangeira onde duas pessoas cada uma com uma língua materna diferente se encontram regularmente para trocar informações sobre o idioma, dar diiiicas (sobre uma alimentação tação) ou simplesmente conversar e praticar outro idioma. Achei a idéia mto boa e logo comecei a procurar alguém que quisesse aprender português.
Foi então que hj na hr do almoço td aconteceu de repente. Meu colega brasileiro chegou na mesa falando que ia almoçar com o Tandem dele... Eu fiquei super curioso etc e tals e comecei a perguntar algumas coisas pra ele e pedi pra ele perguntar pro Tadem se ele conhecia mais alguém que gostaria de aprender português. Afinal existe um grupo de estudantes aqui que vai pra São Paulo agora em agosto pra intercâmbio. Foi aí que ele me falou "ah, conheço sim, vc quer conhecer ele? ele tá sentado ali" hahaha. Fomos lá na hr, já conversei com o cara, e amanhã vamos almoçar jnts pra combinar td direitinho xD Acho q vai ser bem legal, poder trocar idéias com um alemão da minha idade (não sei se comentei, mas aqui em Darmstadt não é tão fácil fazer amizade com alemães). Assim também, posso começar a criar um círculo de amigos alemães. Acho q é uma ótima oportunidade pra aprimorar a língua e conhecer um pouco mais da cultura!! E ainda uma ótima oportunidade também de ensinar português pra alguém. Ele fala bem pouco de português, e a gnt conversou td em alemão até agora, mas espero que ele aprenda rápido, preu poder explicar as coisas em português tmb hehehehe.

E agora um coincidência incrívil de aconteceu hj na hr do almoço tmb (meu almoço foi movimentado :P). dá pra acreditar que encontrei aqui um cara que eu conheci no Brasil? Encontrei totalmente por acaso!
A história foi a seguinte: Um dia em SP eu estava na Poli fazendo minha lição de alemão sentado nas mesisnhas de pedra do Biênio, qnd eu cara chega e senta na minha frente. Ele abre um notebook e qnd percebe que eu estou escrevendo coisas em alemão ele puxa assunto comigo. Expliquei que estava estudano e tals, mas não sabia falar direito. Que estava fazendo minha tarefa. Descobri que o cara fazia intercâmbio. ele foi super gente fina, me passou o email dele pra gnt manter contato e no final das contads ainda corrigiu minha tarefa pra mim (hahaha interesseiro eu hein). Acontece q eu esqueci de mandar um email pra ele e acabei perdendo o papel em que ele anotou... E ficou por isso mesmo.
Hj estávamos almoçando no Mensa (pra quem ainda não sabe, Mensa é o restaurante universitário) éramos seis brasileiros e um alemão (o Tandem do meu amigo) e tinha um outro grupo de alemão sentado ao nosso lado. ee chegou depois e sentou numa cadeira que estava livre entre os dois grupos e começou a conversar com os alemães. Teve uma hora que ele começou a olhar pra gnt de um jeito estranho e eu percebi que ele esetava prestando atenção na conversa... Até que ele puxou assunto e no meio da conversa eu lembrei! Era o mesmo cara que tinha me ajudado com minha tarefa um ano antes na Poli! Inacreditável, né? Enfim, ele também não lembrava de mim e qnd eu contei a história ele lembrou hahaha foi engraçado. A gnt conversou bastante, descobri q ele estava bem perdido na Poli na época, que não falava português direito ainda... hahaha o cara ainda é gnt fina. Espero não perder o contato dele de novo :P

Bom... Acho que por hj é só então. Provavelmente meu próximo posto vai ser só qnd voltar de Viena, aí sim, vou ter mta coisa pra contar!

Auf Wiederlesen!

domingo, 28 de março de 2010

Fim de semana chato...

Olá pessoas!

Esse meu fim de semana foi mto chato =/. Ontem acabei nem indo pra Köln, acordei mto tarde hehehe. Mas no final das contas acho q não perdi mta coisa mesmo, afinal ontem e hj choveu mto por aqui. Foi até bom ter aproveitado o fim de semana pra estudar um pouco e colocar as tarefas em dia, mas que foi chato foi!

Como fiquei em casa o dia inteiro no fim de semana não vou ter mta coisa pra contar... mãs... Eu criei vergonha na cara e finalmente baixei as fotos que eu tinha tirado em Dresden e nas viagem pelas redondezas para o PC e logo que terminar de escrever esse post vou upar as mais legais em algum lugar (facebook, orkut ou picasa).
E agora eu tenho o Band Hero pro DS =D. Nossa, é tão legal!! Pena que a versão americana tem músicas mto mais legais que a versão européia, mas de qqr jeito, já me diverti mto jogando! Ae Gui, eu não resisti mesmo :P Vc tinha razão, vale a pena mesmo.

Bom, antes de postar as fotos em algum lugar vou colocar aqui uma das fotos que eu achei que ficou melhor:

Sim! Fui eu mesmo que tirei a foto! Ficou mto boa né? hahaha. Esse aí é o Reichtag em Berlim. É o parlamento alemão, um dos 738942 pontos turísticos de Berlim... As pessoas podem entrar lá dentro e subir naquela cúpula de vidro ali (coisa q eu não fiz, pois não tivemos tempo). Podem pegar pra colocar de papel de parede hahaha :)

Pra finalizar, fiqei sabendo que sexta agora (?) foi o workshop de estágio na Poli. Alguém da Poli tá lendo? Como foi? teve uma palestra sem sentido de novo, ou dessa vez foi algo interessante mesmo?

Então, por hj é isso pessoal!

Auf Wiederlesen

sábado, 27 de março de 2010

Turcos e horário de verão

Olá pessoas!

Então, ontem teve a festinha pra comemorar o aniversário de nosso amigo turco! Foi mto legal. aprendi um pouquinho de turco. E tinha mta gente lá!! Gente de vários lugares: turcos, brasileiros, alemães, ingleses, espanhóis e tinha até um cara da Lituânia o.O.
Foi engraçado na hora do parabéns cantamos em alemão, em turco e até em português (estávamso em maioria, como sempre, hahaha).
Ah, sabiam que na Turquia é comum homens se beijarem no rosto pra cumprimentar? Mesmo homens desconhecidos. Qnd um colega nosso brasileiro chegou, ele foi cumprimentar o aniversariante e o cara veio pra beijar ele... ele recuou e o turco fez q não tinha acontecido nada hahahaha. A gnt que percebeu começou a rir na hr :P Depois explicamos pra ele que no Brasil isso é estranho xD

Bom, hj meu dia foi bem tranquilo, fiz minha redação que estava devendo... Já estava no terceiro dia seguido que eu não fazia a tarefa... E depois da aula fui tirar minha foto biométrica para o visto... Oh foto carinha hein, 8 euros 4 fotos (facada).

E presse fim de semana talvez eu viaje aqui pela Alemanha!! Uhul! Amanhã de manhã uma galera vai visitar Köln (em português Colônia) e talvez eu vá jnt, se eu conseguir acordar a tempo... A gnt pretende sair daqui bem cedinho e talvez conhecer alguma outra cidade nas redondezas ou voltar pra cá no final do dia mesmo... Vamos ver. Ah, e os turcos vão jnt com a gnt tmb!

E amanhã começa o hoário de verão aqui... Isso mesmo, depois de amanhã já serão 5h de diferença. Não esqueçam de ajustar os relógios! xD

Bom, por hj é só pessoal

Auf Wiederlesen!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Visto!

Olá pessoas!

Estou passando aqui rapidinho só pra não deixar criar teia de aranha xD.
Vou tentar escrever mais frequentemente e menos quantidade a partir de agora. Talvez uma vez por dia dizendo o que eu fiz etc e tal. Não sei se vai dar certo, já que não faço tanta coisa legal assim... Mas não custa tentar, hehe.

Bom, hj eu finalmente consegui ligar no Ausländerbehörde da TU. Isso seria mais ou menos como um departamento para alunos estrangeiros e é lá que nós, estrangeiros, precisamos ir pra pegar o visto de estudante. Já tenho um horário marcado agora, uhul! Só falta tirar as fotos e não esquecer de levar tds os documentos...

E hj a noite vamos comemorar o aniversário de um colega turco. Não vai ser nada mto grande só uma reuniao simples mesmo. Quem sabe eu não posso conhecer mais pessoas novas nessa oportunidade né?

Bom, por hj é só então, se tiverem alguma dúvida ou sugestão de sobre o que eu devo escrever, estou aceitando :)

Auf Wiederlesen!

sábado, 20 de março de 2010

St Patrick's e Supermercados

Olá pessoas!

Não sei se com vcs tmb já aconteceu isso, mas eu estou com uma sensação de tds estão me perseguindo!! Durante os últimos dias fui abordado na rua diversas vezes já, por pessoas aleatórias querendo me vender coisas, fazer pesquisas, e outras até querendo coisas que eu nem entendo mto bem, mas são só válidas pra alemães...
Se vc não entendeu mto bem essa última frase, eu explico: teve um cara q me abordou e começou a falar de jogos de vídeo game, computador e essas coisas... Ele me perguntou se eu achava que essas coisas aqui são caras e eu falei: "não". Ele me olhou com uma cara estranha e disse: "não entendeu?". Eu disse "entendi sim, mas não acho caro" hahahaha.
Ele me perguntou de onde eu era, eu falei que vinha do Brasil e aí essas coisas eletrônicas são mto mais caras que aqui... Ele só me virou e falou: "ahh brigado então, mas isso só vale pra alemães". E eu ainda não sei o que só vale pra alemães o.O

Sensações estranhas a parte esses meus últimos dias foram bem diferentes do que eles são normalmente... Dia 17 como todos sabem foi dia de St Patrick, grande santo padroeiro da Irlanda e grande parte do grupo de brasileiros que está aqui comigo viajou justamente pra Dublin.
Devido a essa incrível coincidência não tivemos aula de alemão quarta, quinta e nem sexta, e pra mim, que fui um dos que ficou aqui na Alemanha sem graça durante o St Patrick's, restaram duas opções: ou assistia aula com outro grupo ou escrevia um texto (na vdd mais de um) pra professora corrigir...
Como na opção de escrever o texto eu não precisava assistir aula nenhuma, acabei ficando com ess opção xD. No final das contas assisti uma aula e escrevi dois textos... Acho q não foi tão bom qnt uma aula normal teria sido, mas enfim... deu pra aprender um pouco.

Falando em St Patrick's como foi o de vocês? Sei q no Brasil não se comemora mto, mas sempre existem os pubs que vendem cerveja verde e penduram trevos pelo teto hehehe. Aqui nós fomos exatamente num pub pra comemorar. O mesmo pub onde foi o karaoke. Foi legal, mas nada de impressionante. E eu não estava de roupa verde! Não tinho nenhuma roupa verde pra usar, deixei minha camiseta da Guinness no Brasil :P

Falando em aula e Brasil, terça feria preciso preparar um Referat sobre alguma coisa típica do Brasil ou qqr coisa do Brasil na verdade. Alguém tem alguma sugestão? Estou aceitando opiniões.
Já falaram sobre dança, culinária e Santos Dumont. Eu vou ser o quarto agora a falar e não tenho idéia de sobre o que poderia fazer... Vcs que estão no Brasil poderiam me ajudar xD. Vamos ver quem dá a melhor idéia nos comentários!

E agora estou começando a sentir falta da minha câmera! Sim, eu trouxe minha câmera querida e ela infelizmente caiu no chão em uma das viagens (especificamente a de Berlim) e agora ela está fazendo um barulho estranho sempre q eu ligo. Aqui perto de Darmstadt tem uma assistência técnica da Sony, mas estou esperando meu Semesterticket (a carteirinha da faculdade) começar a valer, preu poder ir lá sem precisar pagar transporte (sim, sou pão-duro mesmo). Assim que tiver minha câmera com td em ordem e descobrir como se faz vou começar a postar umas fotos aqui tmb. Ainda não tinha mtas oportunidades de tirar fotos de paisagens bonitas, mas espero tê-las em breve (e minha máquina funcionando tmb).

Aliás, estudantes aqui da TU podem usar meios de transporte de graça em td estado de Hessen! :). Isso será mto bom qnd eu quiser viajar hehehe. Além disso tmb podem ir ao teatro aqui em Darmstadt de graça tmb! Qnt privilégio a gnt tem né? hehehe

Ah, mais algumas curiosidades: aqui mtas garrafas que se compram no supermercado têm Pfand. Isso significa que vc compra sua garrafa de suco, cerveja, vinho, água, refrigerante, ou seja lá o que for, paga um pouquinho a mais e depois de beber, vc pode levar de volta no mercado e pegar esse pouquinho a mais de volta.
Hj de tarde fomos no mercado e levamos um monte de garrafas velhas que estavam na WG da minha amiga... Conseguimos qse 2,50 euros só de Pfand... Imaginem o que é vc ir no mercado e receber dinheiro ainda.
Falando em mercado, outra coisa interessante aqui é que domingo NADA fica aberto. Nem shopping, mercadinho da esquina, padaria... Parece que domingo aqui eles tiram pra ficar em casa, talvez passar com a família, ou sei lá o que. Por isso é sempre bom ir no mercado no sábado pra garantir o almoço de domingo! hahaha

Bom, por hj é isso, até o próximo post pessoal

Auf Wiederlesen

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dança em Darmstadt

Olá queridos leitores (tem alguém aí?)

Hj vou falar um pouco sobre dança aqui... Acho q esse tema esteve bastante presente aqui na minha vida nesses últimos dias. Por quê? Eu explico:
Primeiramente fui ontem com minha amiga aqui, a Pri, na aula de uma dança diferente que ela queria ver como é. A dança se chama mojastre (alguma sigla ou coisa parecida para "modern jazz street dance" o.O). Fui com ela ontem e fiquei assistindo. Achei bem interessante e de fato parece que mistura jazz com street dance xD. Ela gostou da aula e talvez se ela continuar indo eu tmb vá mais algumas vezes pra assistir de novo.

Além disso hj na minha aula de alemão ainda teve um Referat (apresentação) dessa mesma amiga minha e ela falou sobre dança no Brasil. Visto que é uma fanática por danças (hahaha) ela teve bastante coisa pra falar e até deu uma palhinha de alguns dos ritmos mais típicos daqui como samba, axé e forró (presse último eu dei uma mãozinha :P).

E finalmente hj a noite fui na aula de forró que tem aqui na TU. Sim, por incrível que pareça eles conhecem forró aqui, e não só conhecem como tmb dão aulas hehehe. O professor é alemão mesmo, mas já foi várias vezes pro Brasil e até q ele ensina direitinho. Eu não estava com mta esperança de aprender alguma coisa, fui só pra poder dançar um pouco mesmo, mas no final das contas gostei bastante da aula e acho q dá pra aprender algumas dicas sim.
Depois da aula saimos com o pessoal que estava lá (não era mta gente) pra uma Pizza. Fizemos amizade com o profº e adivinhem? Encontrei uma das meninas do mojastre no barzinho! Agora realmente eu não tenho dúvida de como Darmstadt é uma cidade pequena.

Bom, sobre dança acho q foi isso. Deu pra matar a vontade de dançar um pouquinho de forró...
Mas descobri um pequeno problema aqui no meu quarto agora há pouco. Acho q meu aquecedor está vazando!! o.O Quão grave será que é isso?
Conversei um pouco com meu pai, ele falou que se houvesse de fato vazamento, eu sentiria cheiro de gás, pois apesar de não ter cheiro, parece q as distribuidoras colocam alguma substância cujo cheiro seja forte justamente pra um vazamento ser mais facilmente detectado...
Os sintomas são que o aquecedor está fazendo um barulho estranho, como se estivesse algo vazando, e aparentemente está esquentando mesmo quando eu deixo o termostado na posição de desligado... Bom, vou ver se chamo alguém aqui pra ver o que está acontecendo. Espero que seja fácil de consertar e principalemente que não me custe mto caro hehehe.
Enqnt isso vou deixando a janela aberta por via das dúvidas...

Bom, por hj é só pessoal!
Auf Wiederlesen!

sábado, 13 de março de 2010

Baladas, Páscoa e Política

Olá pessoas!

Antes de começar preciso explicar alguns termos que eu vou usar sempre e não convém ficar traduzindo td hr:
WG em alemão é abreviação de Wohngemeinschaft e em português é o equivalente a república (de estudantes mesmo).
Mitbewohner (ou no feminino Mitbewohnerin) são as pessoas que compartilham uma WG e vem da palavra wohnen (morar) e mit (com).

Explicadas as palavras estranahs, vamos ao que interessa :P. Hoje de manhã tomei café com minhas duas Mitbewohnerinnen e resolvemos como vai ser o esquema de limpeza da casa. Na verdade foi bem legal, pois foi a primeira vez que sentamos nós três juntos pra conversar e eu acabei descobrindo que aqui tem mta coisa pra se fazer. Darmstadt não é nem de longe uma cidade chata. Só fica em casa quem quer.

Falando em coisas pra se fazer na cidade, essa semana comecei a conhecer as baladas e lugares para se ir à noite aqui. Fui pela priemira vez num karaoke :D. Fui com um amigo francês, que é Mitbewohner de um dos brasileiros, e até cheguei a cantar, hahaha. Cantamos Sum 41... Não muito bem, mas valeu pela experiência. Espero voltar lá mais vezes, gostei do lugar xD
Além disso conheci também a balada mais badalada (gostaram do trocadilho? hahaha) de Darmstadt, o Schlosskeller. E ontem ainda teve também uma festa italiana numa WG perto da Uni. Já estou começando a me integrar com o pessoal aqui.

Depois de sair e conhecer os lugares legais na cidade percebi que não há mtos alemães aqui. Por incrível que pareça acho q existem mais estrangeiros que alemães. Brasileiro mesmo é uma praga, em cada esquina tem um... Na festa italiana mesmo encontrei pessoas que eu nem conhecia falando português o.O

E agora a páscoa está chegando! Que alegria. Mas estranhamente ainda não vi nenhum ovo de páscoa aqui pra vender... Não como os que a gnt normalmente vê no Brasil, grandes da Nestlé, Lacta, etc etc. Mas andei perguntando e parece q eles vendem aqui também, mas só mais em cima da data mesmo...
Até agora os ovos de páscoa que eu vi são todos de galinha com coisinha coloridas pintadas, hahaha. Não sei pra que exatamente eles usam isso, mas são bonitinhos. Talvez depois que passar a páscoa eles virem um omelete comum mesmo xD
Ultimamente tenho comido bastante chocolate pra ja ir entrando no clima, depois que desobri que o Milka aqui tem 328749238 sabores diferentes. Já comi de laranja, maçã, caramelo, toffe, Kuhflecken (tava escrito isso na embalagem, mas era mistura de chocolate branco com preto), com leite cremoso no meio (o melhor) enfim... Se algum dia vierem pra Alemanha não deixem de provar todos os Milkas possíveis.

Pra finalizar, uma pequeno curiosidade sobre política. Aqui existe um partido cuja sigla é FDP hahahahaha... Freie Demokratische Partei (algo como partido livre democrata). Vimos isso na aula de alemão enqnt discutíamos um pouco sobre política. Não pude deixar de rir qnd a profª nos mostro uma lista com os ministros alemães e perguntou pra gnt "Quais deles são FDPs?" hahahahahahaha

Enfim, por hoje é só, não deixem de comentar!

Auf Wiedersehen (oder auf Wiederlesen hehe)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Primeiro Post!

Fala Galera! (não sei se posso chamar exatamente de "galera" a quantidade de pessoas que lerá este post, mas é sempre bom ser otimista)

Há um tempo estava pensando em escrever um blog pra contar td de novo que acontece aqui comigo. Pra quem ainda não sabe estou na Alemanha desde dia 2 de fevereiro e se tudo correr bem, ainda ficarei aqui por mais dois anos. Acho q vou ter bastante coisa pra escrever por aqui! Agora só precisamos ver se vou ter paciência e/ou tempo e/ou vontade pra ver escrever, hahaha. (mas eu vou tentar)

Bom, como já falei estou já há um mais de um mês na Alemanha. Durante esse primeiro mês já aconteceu mtaaa coisa. Admito que já é um pouco tarde pra criar um blog, mas antes tarde do que nunca...
Decidi então nesse primeiro post falar um pouco sobre as principais diferenças que já vi entre aqui e o Brasil.

Primeira coisa que percebi, no supermercado não existem sacolas pra vc ir pegando e colocando suas compras assim a torto e a direito. Ou vc leva sua sacola de casa ou tem q pagar por ela no mercado! Achei isso bem interessante na verdade, pois incentiva as pessoas a economizarem sacolas. Mas o engraçado é q é assim só nos mercados mesmo, pois no shopping tds as lojas dão sacolinhas de graça o.O Vai entender...

Sobre a comida: aqui não tem feijão. Só se encontra feijão em loja de artigos brasileiros, e por sinal é mto caro... O forte do almoço aqui é batata! Aqui se come mta batata e existem também 73452 de tipo de salsichas diferentes cada uma com um nome mais estranho hehehe.
Aliás, todo esse tempo q passei aqui, já comi bastante em restaurantes universitários e notei uma coisa intgeressante também: alguns alunos levam aquelas garrafas de 1,5l jnt na hr do almoço, hehehe. É engraçado ver o pessoal tirando aquele monte de garrafas da mochila pra tomar água (mtos deles tomas água mesmo) durante o almoço.

Os meios de transporte aqui, todos tem horário certinho pra chegar em cada um dos pontos. Td bem que nem sempre eles chegam na hora certa, mas aparentemente não é comum os trens e ônibus atrasarem mto. Mto bom, pois tem como vc ver ainda em casa que horas (e minutos exatos) o ônibus vai passar e chegar no ponto sempre com aquela sensação de não ter disperdiçado aquele tempo que vc ficaria esperando pelo ônibus.
Será que daria certo implantar um sistema desses em SP? Fica aí a questão pra gente refletir. hahaha.

Ah, outra coisa sobre comida tmb! Aqui tem aquelas balinhas de goma, não sei se td mundo conhece, Gummibärchen. Ou na versão em espanhol que se encontra em SP, Ositos D'oro (hahaha). O fato é que elas estão em todos os lugares, em qqr lojinha, por mais vagabunda que seja, vc encontra um pacotinho de Gummibärchen. E aqui existem vários tipos diferentes, com iogurte no meio, com gosto de coca-cola, enfim... Já provei várias, e realmente são mto boas!

E quem nunca ouviu falar sobre a pontualidade alemã? (na verdade é pontualidade inglesa :P). Enfim, aqui td mundo é mto pontual tmb... E a (falta de) pontualidade brasileria contrasta bem com isso... A minha professora do curso de alemão aqui em Darmstadt já deu um esporro na gente por chegarmos 15 min atrasados na aula, hehehe. Agora tentem imaginar alguém dando esporro em alemão, hahaha... Ok, ok.. não foi tão tenso assim, minha profª aqui é super gnt boa. Eu particularmente gostei bastante dela como pessoa e como professora tmb. Ela segue bem aquela frase famosa de Che: "Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás" hehehe
Inclusive para nossa professora de alemão em Dresden, demos um cartão com uma frase bem sugestiva para um grupo de brasileiros na Alemanha. A tal frase seria "Wer später kommt, muss nicht warten" (Quem chega mais tarde não precisa esperar). Não poderíamos ter achado um cartão melhor.

Falando agora sobre Darmstadt, Dresden, etc e tals, só pra dar uma explicação rápida sobre isso ;). Durante meu primeiro mês fiquei em Dresden (sim, isso são nomes de cidades) tendo aulas de alemão e fazendo passeios pelas redondezas para conhecer um pouco mais sobre a Alemanha e a cultura alemã, justamente por isso tenho tanta coisa pra contar... Dresden fica a umas três horas de trem ao sul de Berlim, próximo à divisa com a Rep Tcheca (maps.google, hehehe). Cheguei aqui em Darmstadt há pouco mais de uma semana, dia 1/3 e desde então, continuei tendo aulas de alemão, obviamente, com outra professora (a que deu o semi-esporro)

Bom, acho q pra um primeiro post está bom já. Agora é só aguardar pelos próximos posts neste mesmo horário neste mesmo canal. (na verdade não tenho hora certa pra postar não! hehehe).
Quaisquer pedidos, críticas, sugestões, reclamações, elogios (ou xingamentos) estou aceitando nos comentários abaixo!

Auf Wiedersehen!