quinta-feira, 11 de março de 2010

Primeiro Post!

Fala Galera! (não sei se posso chamar exatamente de "galera" a quantidade de pessoas que lerá este post, mas é sempre bom ser otimista)

Há um tempo estava pensando em escrever um blog pra contar td de novo que acontece aqui comigo. Pra quem ainda não sabe estou na Alemanha desde dia 2 de fevereiro e se tudo correr bem, ainda ficarei aqui por mais dois anos. Acho q vou ter bastante coisa pra escrever por aqui! Agora só precisamos ver se vou ter paciência e/ou tempo e/ou vontade pra ver escrever, hahaha. (mas eu vou tentar)

Bom, como já falei estou já há um mais de um mês na Alemanha. Durante esse primeiro mês já aconteceu mtaaa coisa. Admito que já é um pouco tarde pra criar um blog, mas antes tarde do que nunca...
Decidi então nesse primeiro post falar um pouco sobre as principais diferenças que já vi entre aqui e o Brasil.

Primeira coisa que percebi, no supermercado não existem sacolas pra vc ir pegando e colocando suas compras assim a torto e a direito. Ou vc leva sua sacola de casa ou tem q pagar por ela no mercado! Achei isso bem interessante na verdade, pois incentiva as pessoas a economizarem sacolas. Mas o engraçado é q é assim só nos mercados mesmo, pois no shopping tds as lojas dão sacolinhas de graça o.O Vai entender...

Sobre a comida: aqui não tem feijão. Só se encontra feijão em loja de artigos brasileiros, e por sinal é mto caro... O forte do almoço aqui é batata! Aqui se come mta batata e existem também 73452 de tipo de salsichas diferentes cada uma com um nome mais estranho hehehe.
Aliás, todo esse tempo q passei aqui, já comi bastante em restaurantes universitários e notei uma coisa intgeressante também: alguns alunos levam aquelas garrafas de 1,5l jnt na hr do almoço, hehehe. É engraçado ver o pessoal tirando aquele monte de garrafas da mochila pra tomar água (mtos deles tomas água mesmo) durante o almoço.

Os meios de transporte aqui, todos tem horário certinho pra chegar em cada um dos pontos. Td bem que nem sempre eles chegam na hora certa, mas aparentemente não é comum os trens e ônibus atrasarem mto. Mto bom, pois tem como vc ver ainda em casa que horas (e minutos exatos) o ônibus vai passar e chegar no ponto sempre com aquela sensação de não ter disperdiçado aquele tempo que vc ficaria esperando pelo ônibus.
Será que daria certo implantar um sistema desses em SP? Fica aí a questão pra gente refletir. hahaha.

Ah, outra coisa sobre comida tmb! Aqui tem aquelas balinhas de goma, não sei se td mundo conhece, Gummibärchen. Ou na versão em espanhol que se encontra em SP, Ositos D'oro (hahaha). O fato é que elas estão em todos os lugares, em qqr lojinha, por mais vagabunda que seja, vc encontra um pacotinho de Gummibärchen. E aqui existem vários tipos diferentes, com iogurte no meio, com gosto de coca-cola, enfim... Já provei várias, e realmente são mto boas!

E quem nunca ouviu falar sobre a pontualidade alemã? (na verdade é pontualidade inglesa :P). Enfim, aqui td mundo é mto pontual tmb... E a (falta de) pontualidade brasileria contrasta bem com isso... A minha professora do curso de alemão aqui em Darmstadt já deu um esporro na gente por chegarmos 15 min atrasados na aula, hehehe. Agora tentem imaginar alguém dando esporro em alemão, hahaha... Ok, ok.. não foi tão tenso assim, minha profª aqui é super gnt boa. Eu particularmente gostei bastante dela como pessoa e como professora tmb. Ela segue bem aquela frase famosa de Che: "Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás" hehehe
Inclusive para nossa professora de alemão em Dresden, demos um cartão com uma frase bem sugestiva para um grupo de brasileiros na Alemanha. A tal frase seria "Wer später kommt, muss nicht warten" (Quem chega mais tarde não precisa esperar). Não poderíamos ter achado um cartão melhor.

Falando agora sobre Darmstadt, Dresden, etc e tals, só pra dar uma explicação rápida sobre isso ;). Durante meu primeiro mês fiquei em Dresden (sim, isso são nomes de cidades) tendo aulas de alemão e fazendo passeios pelas redondezas para conhecer um pouco mais sobre a Alemanha e a cultura alemã, justamente por isso tenho tanta coisa pra contar... Dresden fica a umas três horas de trem ao sul de Berlim, próximo à divisa com a Rep Tcheca (maps.google, hehehe). Cheguei aqui em Darmstadt há pouco mais de uma semana, dia 1/3 e desde então, continuei tendo aulas de alemão, obviamente, com outra professora (a que deu o semi-esporro)

Bom, acho q pra um primeiro post está bom já. Agora é só aguardar pelos próximos posts neste mesmo horário neste mesmo canal. (na verdade não tenho hora certa pra postar não! hehehe).
Quaisquer pedidos, críticas, sugestões, reclamações, elogios (ou xingamentos) estou aceitando nos comentários abaixo!

Auf Wiedersehen!

5 comentários:

  1. Muito legal seu novo blog, vc tinha falado msm q ia fazer um... Grande idéia!
    E pq esse nome, "salve os pirilampos"?

    ResponderExcluir
  2. Antes tarde do que nunca #fact!

    Can't wait pelo próximo post!

    Já me alistei pra galere! =P

    Abraços Guzz!!!

    ResponderExcluir
  3. Gustavo!
    Que boa ideia fazer um blog!!
    Vou passar sempre por aqui.

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. oi homer!

    então, aqui em sp, se vc entra no google maps, clica no ponto de ônibus, e depois clica na sigla de uma linha, aparecem as estimativas das próximas partidas da linha no ponto que vc escolheu, e bem... tirando casos de trânsito que são bastante frequentes por aqui, as estimativas funcionam com um desvio padrão aceitável, heheheh... eu já me baseei várias vezes nele! da uma conferida!

    mew! não sobrevivo sem feijão. o dia q eu for pra europa eu vou levar litros de feijão!!!
    abraçooo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo, muito legal a iniciativa de fazer o blog, assim a gente vai tendo notícias e matando a sds.
    Bem, este negócio de sacolinhas no supermercado, se tiver que pagar por elas deixam de ser tão necessárias, bjs.
    Fátima Rocha.

    ResponderExcluir