terça-feira, 27 de abril de 2010

Post curto =)

Olá pessoas!

Dessa vez vou escrever uma coisa mais light sem fotos, só pra atualizar mesmo, pois não me aconteceu mta coisa interessante nos últimos dias.

Domingo eu fiquei doente =/ Pois é, foi bem ruim, de tarde comecei a sentir dores no corpo, uma leve dor de cabeça e um pouco de febre. Pensei em tomar algum remédio, mas resolvi sair pra dar uma volta antes, respirar um pouco de ar fresco pra ver se melhorava... Fui andando até o Karlshof pra visitar um amigo e voltei de ônibus. Não adiantou muito coisa, qnd cheguei em casa, minha cabeça estava doendo mto, e eu resolvi tomar um remédio e ir dormir cedo.

Segunda feira acordei então renovado. Já não estava sentindo mais nada =) Foi até estranho, normalmente qnd tenho essas febres assim elas não passam tão fácil, mas não vamos reclamar né?
Segunda de manhã eu fui de novo no Ausländerbehörde na TU pra ver se agora finalmente eu tirava meu visto de vez. Acho q eu não cheguei a comenter, mas da outra vez não deu pq o contrato que eu apresentei não era válido não sei por que lá, mas eu tinha que levar um formulário pra imobiliária preencher e voltar depois. Eu enrolei um pouco pra fazer isso, mas enfim, levei o contrato pra imobiliária, e onde voltei lá e deu td certo!
Agora já posso ficar aqui legalmente enqnt estiver estudando na TU =).

E ontem a noite teve mais um Stammtisch! Yey, alguém ainda lembra o que é isso? É qnd um grupo se reúne regularmente em algum barzinho e tem sempre a mesinha reservada lá. Ontem foi num barzinho aqui chamado Hobbit. Bem legal, dessa vez tinha menos brasileiros, mas foi até bom, conhecemos pessoas da Lituânia e da Itália e mais alguma pessoas de outros países que já conhecíamos estavam lá tmb.
Novamente esse Stammtisch foi organizado pela AEGEE, a associação de alunos de intercâmbio de Darmstadt, e pra falar a vdd ele organizam mta coisa legal viu! Preciso começar a ficar mais esperto, parece que nesse fds agora vai ter uma viagem pra Heidelberg. Estou querendo ir, vamos ver se vai dar.

Bom, por hj é isso pessoas. Espero que o tamanho reduzido do post incentive-os a ler hehehe.

Auf Wiederlesen!

sábado, 24 de abril de 2010

Flohmarkt de Frankfurt

Fala pessoal

Como vão vocês? Comigo posso dizer q está td ótimo, ontem cheogu minha câmera e agora vou poder colocar várias fotos aqui pra vcs terem uma noção melhor de como são as coisas.
Apesar disso posso dizer que meu dia foi bem monótono. De manhã cedinho, 8h, tive uma aula, tranquila, mas mto cedo né? hehehe.
A aula acabou um pouco antes das 10h e ou voltei pra casa pra esperar minha câmera que deveria chegar. E dito e feito, chegou a menina! Logo já abri o pacote e li o comecinho do manual. Coloquei a bateria pra carregar e enqnt esperava fui dormir um pouco, afinal, minha aula tinha começado mto cedo.
Depois q eu acordei a bateria já estava carregada eu comecei a brincar com minha nova aquisição. Descobri várias coisas legais :). Estou satisfeito com ela.

No resto do dia, fiquei em casa estudando e acabei dormindo cedo pra caramba... Nada de interessante pra contar.

Hj de manhã acordei as 6h da manhã (também, ontem passei a maior parte do dia dormindo) e fiquei esperando sinal de vida do Milani, pois nós íamos pra Frankfurt hj... Vi que ele tinha me ligado ontem à noite, mas qnd eu retornei ele não atendeu... Fiquei um tempo no PC pra ver se ele aparecia no skype, mas nada... Qnd deu umas 8h30 ele liga falando que tinha dormido demais e tava saindo em 15 minutos hehehe.
Ok, saí de casa eu fui esperá-lo na Hauptbahnhof (se ainda não expliquei esse termo, é bom irem se acostumando, significa a estação principal de trens, abreviada por Hbf, td cidade tem uma aqui na Alemanha).
Enqnt ele não chegava já fui tirando algumas fotos :)Essas são algumas paisagens próximas à Hauptbahnhof, em seguida a própria:Sim, é daí que saem os trens hehehe. Na verdade esse jardim que aparece é uma pracinha que tem na frente da Hbf. Bom, aqui é td cheio de jardins e grama vcs ainda vão ver mto isso pelas fotos.
Ele enfim chegou e nós fomos pra Frankfurt. Aliás, eu nem falei pra que estávamos indo pra lá... Bom, digo agora: pra adquirir bicicletas no Flohmarkt! Acredito que seja mais um termo novo, vamos lá: Flohmarkt é mercado de pulgas, se alguém não sabe o que é isso é como se fosse a 25 de março aí no Brasil, mas mais organizado hahaha, tipo uma feira do rolo, onde as pessoas vão pra vender coisas e normalmente é td mais barato. E sim, fomos bem sucedidos em nossa empreitada. Achei uma bike bem legal, só espero que não dê nenhum problema nela. Agora já posso fazer meus exercícios matinais sossegado, hahaha.Eu todo serelepe e peralt na bike nova ^^.
Preciso admitir uma coisa: apesar de Frankfurt estar a um pulo daqui eu nunca tinha ido pra lá. Ok, já tinha passado pela Hbf de lá, mas conhecido a cidade mesmo nunca. Chegando lá um pouco do que vi:Hbf de Frankfurt, com certeza mto maior que a de Darmstadt.Um pouco dos prédios e pessoas de Frankfurt (Frankfurter).Esse é o famoso Straßenbahn (trem de rua). Aqui eles são mto comuns. É uma possibilidade de transporte público, inclusive foi com ele que fomos até o Flohmarkt (Não se esqueçam que posso usar transporte público sem pagar em td Hessen pois sou aluno da TU, e Frankfurt ainda fica em Hessen).
Chegando no Flohmarkt procuramos um pouco... Não sabíamos direito analisar uma bike, mas no fim das contas achamos cada um uma bike legal e compramo-las (ow, que frase chique, nem sei se tá certo :P).
Voltamos td o caminho que tínhamos feito de Straßenbahn de bike dessa vez e paramos para almoçar numa lanchonete. No caminha de volta paramos em alguns parques pra tirar fotos e apreciar um pouco de Frankfurt.Um parque que encontramos pelo centro (??) da cidade...Rua e prédios de Frankfurt (olha o Straßenbahn ali atrás).Uma igreja lá. Deve ser famosa, pois qnd estávamos lá tinha uma galera boa falando inglês e até uma moça (?), hm... vamos dizer uma pessoa (parecia traveco :P), pediu para tirarmos uma foto dela(e).
No meio do caminho também testei pela primeira vez a função de foto panorâmica da câmera! Vejam só o resultado:Ok, não ficou mto boa, mas foi a primeira vez que eu fiz, detalhe pro Milani fazendo pose de paisagem emcima da bike... Não dá nem pra ver a foto na câmera, quem junta depois é o software no computador, a câmera só dá td apoio pras fotos se sobreporem...Decidimos pegar nosso rumo de volta pra Darmstadt e pouco antes de chegar à Hbf encontramos essa pracinha com esse símbolo gigante de euro. Deve ser aí que fica a famosa bolsa de valores de Frankfurt...Nessa mesma pracinha tinha esse fonte ae... hehehe

Bom, acho q exagerei um pouco na quantidade de fotos dessa vez, nem tive mta coisa interessante pra contar, mas fiquei enchendo o post com fotos inúteis...
Eu diminui um pouco a qualidade antes de upar as fotos, mas talvez ainda tenham ficado mto pesadas. Bom, se tiverem problemas pra carregar as imagens, só falar que eu reduzo um pouco mais da próxima vez.

Bom, por hj é só então galera

Auf Wiederlesen!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Campus Connect e Tabu

Olá pessoas!

Então, agora acabou a viagem preu contar. Podem ir se acostumando com posts menores e mais sem graça hehehe.

Olha só , pra vcs teerem uma noção de como meu alemão está até que razoável já :) Ontem minha Mitbewohnerin chamou uns amigos dela aqui em casa pra jogar uns joguinhos. Ela convidou a gnt tmb (a gnt q mora aqui). Eu resolvi ir e a gnt acabou jogando Tabu xD. Acho q não expliquei o que é isso aqui ainda, mas já joguei uma vez aqui em Darmstadt. Bom, vou explicar como é o jogo então:
São duas equipes e cada vez um membro da equipe pega uma cartinha e tem q explicar um certo termo. Em baixo também tem mais cinco palavras, que são chamadas de Tabuwörter (palavras tabu) que não podem ser ditas. Então o objetivo é explicar pros seus companheiros de equipe a palavra de cima sem usar nenhuma das palavras de baixo. e claro que as palavras de baixo estão sempre mto ligadas a palavra de cima...
Até aí td bem, mas acontece que o jogo é em alemão! hahahaha. Pois é, da outra vez q eu joguei tmb era em alemão, mas nós éramos na maioria brasileiros, então a gente acabva sempre dando um migué e falando algumas palavras em português, ou adaptando pro alemão. Lembro do meu colega que pra explicar a palavra "Meter" (metro) falou "Unität" hahahaha.... sendo que "unidade" em alemão é "Einheit" e obviamente era uma das Tabuwörter.
O fato é q eu joguei ontem só com alemães e até q consegui acertar uma outra e consegui explicar direitinho as minhas :) No final das contas meu time ganhou! uhul!

A gnt ainda jogou depois um outro joguinhos de cartas, meio bagunçado mas legalzinho. Vcs sabiam que aqui na Alemanha é tipo o paraíso dos jogos de tabuleiro e de baralho? Sim, eles tem 634892 tipos diferentes de jogos e normalmente qnd sai um novo é aqui o primeiro lugar a ser lançado. Quem já foi no Ludo aí no Brasil deve ter mais ou menos uma noção de que jogos eu to falando, não são só esses tradicionais tipo Jogo da Vida, Banco Imobiliário e War hehehe

E hj de manhã fui na palestra que teve do Campu Connect. É tipo um projeto que eu vou desenvolver com auxiliu da Software AG (aquela que a gnt foi visitar, lembram?) Ainda não sei direito o que vou ter q fazer, mas esse projeto conta como seis créditos na Uni!! E ainda conta como Praktikum, que eu preciso fazer pelo menos dois!!
Mas fala a verdade, tá mto fácil né? (not) hahaha

Bom, e eu finalmente criei vergonha na cara e fui tentar resolver o problema da minha câmera... Mas nem tudo são flores na vida de Joseph... Chegando lá descobri q eu teria q pagar 60 euros só pra mandar pro técnico analisar o.O Pois é... e depois SE desse pra concertar o valor poderia variar de 100 a 200 euros!! Meoo que é isso? eles iam ter q fabricar minha peça de novo?! Ou a peça q eles tem é de ouro? Enfim, achei mto absurdo e resolvi comprar uma câmera nova xD. Deve chegar amanhã se td correr bem. Depois vejo se consigo consertar a outra no Brasil, não sei se vai ser mais barato, mas de qqr jeito valeu mais a pena comprar uma nova aqui.

Bom, galera, por hj é só então, vou saindo que daqui a pouco começam minhas aulas de alemão na TU. Sim, eu vou continuar fazendo aulas de alemão durante o semestre, senão não rola acompanhar aqueles professores falando como se fosse com o cachorro deles. hahahaha
Enfim...

Auf Wiederlesen!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Karlsruhe e Salzburg

Nossa, já faz um tempo que eu não posto...
Mas agora estou de volta galera!

Então, esse fim de semana me aconteceu mta coisa legal tmb :). Fomos para Karlsruhe para um encontro de bolsistas do DAAD. Detalhe, td pago pelo DAAD hehehe.
Partimos daqui sexta feira de manhã as 10h. Fomos na maior expectativa afinal os veteranos tinham falado q a gnt ia ficar em hotal 5 estrelas etc e tal. Chegando lá, o hotel era 2 estrelas hahahahaha... Mas mesmo assim era mto bom. No primeiro dia tivemos almoço no Mensa de lá e a tarde teve a cerimônia de abertura: um concerto com um grupo venezuelano e umas pessoas importantes falando lá na frente. De noite teve também um jantar , que diga-se de passagem estava mto bom. Aliás, um breve comentário aqui, o que não faltou nessa viagem foi comida! O DAAD realmente queria ver a gnt mais gordinho hahaha, incrível, praticamente a cada hr tinha um coffe break, e claro, tudo de graça.
De noite a galera saiu um pouco pra conhecer a cidade, eu fui andar um pouquinho tmb, mas não voltei mto tarde, pois pretendia acordar cedo no dia seguinta pra ver as palestras.

Dia seguinte acordei umas 7 e pouco e fui tomar café no hotel, as 9h30 começavam as primeiras palestras (eram várias ao mesmo tempo, tínhamos que escolher). Acabei assistindo uma sobre robótica, mto boa, o cara explicou sobre o projeto de um robô humanóide que ele estava desenvolvendo. Depois da primera sessão de palestras, coffe break ;). Aa próximas palestras seriam dadas por alunos bolsistas. Acabamos vendo uma de uma menina que vinha de Darmstadt tmb. E, preciso falar: foi horrível!!! ahhauhauhauha, a hora mais demorada da viagem :P A menina não falava inglês direito, não olhou sequer uma vez pra platéia! Ficava só da telinha do computador pro slide, parecia q estava evitando contato visual! E ainda não sabia segurar o microfone direito, apontava ele pra baixo, aff
Enfim, essa palestra foi mto inútil, eu nem lembro sobre o que foi :P

A terceira e última palestra, resolvi ver sobre genética. Novamente um aluno apresentando, mas dessa vez foi mto boa. diria que foi a mais interessante das três. O assunto era interessante, o cara sabia falar direito e ainda fez algumas piadinhas durante a palestra pra descontrair. Mto bom!
Enfim, depois fomos almoçar novamente no Mensa, e a tarde teve uma volta guiada pela cidade. Ficamos sabendo um pouco sobre a história de Karlsruhe. A cidade é bem pequena, mas tem umas paisagens mto bonitas. Aliás, ainda estou pra ver uma cidade aqui na Europa que não seja bonita...

De noite, mais uma vez, jantar mto bem servido e em seguida baladinha!! Td kostenlos sempre (grátis). Voltamos pro hotel, não voltei mto tarde tmb, e no dia seguinte não teve mais nada... Tomamos café da manhã no hotel, aproveitando bem, claro, ultima rtefeição paga pelo DAAD xD. e partimos as 10hoo de volta pra Darmstadt :)
No final da contas conheci um galera de vários países! Ucrânia, Rússia, Bielo-Rússia, Venezuela, México, Bulgária... Esses são os que lembro agora, mas deve ter tido mais...

Bom, agora finalmente então vou terminar de contar a história de Viena, que hj já será Salzburg xD. Já não era sem tempo né? Daqui a pouco já vou ter outra viagem pra contar e ainda não terminei essa hahahaha.
Bom, no último dia acordamos cedinho, mas bem cedinho mesmo, era 4h30 se bem me lembro.. Nos arrumamos e partimos para Salzburg. Finalmente deixamos a casa da Margareth, e deixamos um bilhetinho de agradecimento pra ela em cima da mesa. Ela realmente tinha tornado nossa viagem inesquecível, mas a gnt tinha q seguir em frente. Mas, em homenagem a nossa querida anfitriã, deixo aqui uma foto de todo o grupo com ela:
A viagem até Salzburg demorou umas 3h, chegamos lá um pouco antes das 8h e fomos direto pro centro de informações turísticas. Já compramos um cartãozinho maroto lá, que deixava a gnt entrar em vários lugares sem precisar pagar mais! O primeiro lugar que visitamos foi um Festung (forte) que fica numa colina na cidade, dele dá pra ver a cidade inteira, vou buscar algumas fotos de lá:Homens do grupo xD Antes de subir no forte, ah lá, dá pra ver ele ali em cima...
Eu e PV pra provar que estivemos lá em cima mesmo hehehe.
Aqui algumas paisagens vistas lá de cima:Não sei se dá pra perceber pelas fotos, mas de manhã o dia não estava mto bonito, estava garoando leve e o céu estava escuro, mas mesmo assim, a vista era incrível. No fundo dessa última foto são os Alpes, mais tarde subimos lá xD
Ficamos um bom tempo lá em cima no forte. Tinha um museu lá, meio sem graça... mas mesmo assim o visitamos, hahaha.
Enfim descemos e pegamos alguma coisa pra comer, já que o plano era não pararmos pra almoçar. Fomos visitar então a casa onde Mozart havia nascido, que hoje em dia é um museu sobre o próprio.

Terminamos de ver o museu do Mozart, já era de tarde, pretendíamos ainda visitar o Bergbahn (teleférico) e um castelo que ficam um pouco mais afastados da cidade. Como não tínhamos mto tempo tivemos que desistir do castelo e acabamos indo pro teleférico sem ficar se preocupando com tempo. Chegamos no teleférico e subimos nos Alpes xD.
Meoo como é frio lá em cima!!! Tinha mta neve, nem parecia que estavamos na mesma cidade ainda. Pena que tinha mta neblina e não dava pra ver direito a cidade, vou buscar alguma fotos pra mostrar:Antes de subir: o caminho que nos espera.
Essa foi a vista que tivemos qnd cehgamos lá. Sim, não dá pra ver qse nada mesmo hahaha.
Vista lá de cima depois de um tempo qnd começou a ventar e o neblina dissipou um pouco.... Dá pra perceber que eu estava bem alto (entenderam?? alto?? hahaha, ok, não teve graça ¬¬).Qnd seguimos um pouco pela trila na montanha, encontramos esse monumento no meio da neve! Essa foto ficou mto legal, estava estupidamente frio lá, e teve gnt q qse perdeu a câmera lá hahaha.
Terminamos de explorar a trilha, voltamos para a casinha que ficava perto de onte o teléferico chegou. Tomamos um chocolate quente e como tínhamos saído com as câmera no frio as lentes todas ficaram embaçadas: hehehe, não deu pra tirar nenhuma foto boa do pessoal tomando chocolate quente...

Enfim descemos dos Alpes e já deviam ser qse umas 4h30. Fomos visitar um pouco o centro da cidade e a essa altura o dia já estava ficando bonito, o sol até apareceu um pouquinho :). Posso dizer que tivemos sorte com o tempo, afinal não choveu mto forte nenhum dia. Aqui algumas fotos dos jardins e vistas no centro de Salzburg:Bom, depois disso fomos todos de volta pro carro e começamos nossa viagem de volta pra Darmstadt. Saímos de lá por volta da 7h da tarde e fomos chegar aqui era madrugada já, acho q mais ou menos 1h30 da manhã.
Bom, aqui acaba a aventura na Áustria., nesse post teve bastantes fotos hein, deu pra vcs terem uma boa noção de como é Salzburg :).

Agora fiquem espertos que a próxima viagem já está praticamente confirmada e adivinhem pra onde é?? Paris xD. Pretendo conhecer Paris agora em maio, vamos ter um feriado na quinta feira, então teremos quatro dias pra conhecer a cidade luz...

Bom, por hoje é só então galera, até o próximo post

Auf Wiederlesen

terça-feira, 13 de abril de 2010

Começam as Aulas! (e 3ª dia em Viena)

Olá pessoas!

Já faz um tempo q eu não posto né? Acho q a partir de agora não vou ter mta coisa interessante pra contar, então os posts vão ficar mais escassos mesmo...
Mas ontem finalmente começaram as aulas!! Uhul! Eu ainda não tenho meu horário, na verdade eu nem sei direito o que eu vou fazer aqui em Darmstadt até agora, vou ter uma reuinião com meu Kordinator daqui a pouco, mas eu já assiti uma aula que era obrigatória para o meu curso.
Até agora a impressão foi boa! Consegui entender relativamentee bem a aula e não me pareceu mto difícil, pra quem quiser saber, a aula que eu assiti foi de Software Engineering - Wartung und Qualitätssicherung. Espero que hj eu já defina que matéria eu preciso ver, afinal as aulas já começaram...

Fora isso, ontem teve um evento beminteressante da AEGEE, que é uma associação de alunos estrangeiros da TU (não sei o que a sigla significa, não perguntem :P). Foi um Stammtisch. Este termo significa uma mesa em um barzinho ou em um pub, onde um grupo de pessoas se reune regularmente pra conversar, passar o tempo, etc... Essa foi a primeira vez que teve, maseles pretendem realizar mais vezes em vários bares diferentes, para que a gene possa conhecer mais os barzinhos de Darmstadt.
Ontem foi no mesmo bar que a gnt já tinha ido um dia dpois da aula de forro :P. Dessa vez eu experimentei uma bebida diferente que tem lá, não me lembro o nome agora, mas é assim: uma caneca grandona com Apfelwein (vinho de maçã) com uma taça de Kirschlikör (licor de cereja) dentro da caneca. Não dá nem pra sentir o gosto do licor, mas qnd vc vira o copo pra beber, as bebidas se misturam... É gostoso, mas nada de mais :P

Depois do Stammtisch fomos pra balada 603. Balada normal, nada a acrescentar, hahaha.

Ah, devo dizer tmb que no Stammtisch conhecemos uma menina da Hungria! Cada vez eu me surpreendo mais com as pessoas aqui de Darmstadt, se duvidar deve ter pelo menos uma pessoa de cada país do mundo aqui.
Ah, e no sábado tmb eu joguei RPG pela primeira vez xD. Eu não tinha nem noção de como era, mas é bem divertido. Joguei com uns colegas brasileiros (que por sinal tmb não tinham jogado, ou jogado mto pouco). E o mestre foi o Fitti, o veterano que mais ajudou a gnt aqui até agora...

Outra coisa que eu fiz ontem, fui numa academia de música aqui pra ver se consigo voltar a estudar piano por aqui. Eu tinha conversado com minha professora sobre isso, ela me ensinou como chegar direitinho: "Pega o Straßenbahn 3 até o último ponto e depois só virar a esquerda que vc chega".
Mto bem, peguei o Straßenbahn 3 até o último, mas qnd cheguei lá, não vi nada. Achei que a academia ia ser um prédia grande e eu reconheceria de cara...Enfim, fiquei andando um pouco pelas redondezas e não vi nada, até q decidi andar até a próxima esquina e se não achasse nada voltava. Nisso passou uma menina de bicicleta por mim e ela estava levando um violino nas costas. Claro que eu perguntei se ela estava indo pra academia. Ela me falou que tinha acabado de sair de lá e me indicou a direção :) Que sorte!
Cheguei lá e perguntei pra moça da secretaria se eu poderia fazr algum cuirso de piano e tals. Ela falou que até poderia, mas ia demorar não entendi mto bem porquê. Então pedi um papel preu colocar um aviso no quadro, caso algum estudante de piano queira me ensinar. Nisso qnd eu estava escrevendo surgiu um menino e uma menina para falar com ela. A menina ficou olhando o papel que eu estava escrevendo e eu perguntei se ela estudava piano. Ela falou que não, mas o menino estuda!
Ele falou que poderia me ensinar sim :D (Nesse dia eu estva com sorte). Peguei o contato dele, e assim que eu tiver meu Stundenplan, vamos combinar alguma coisa!
Que legal, vou voltar a estudar piano, uhul! (se td der certo...)

Bom, antes de falar sobre o terceiro dia em Viena, preciso manifestar minha indignação contra as pessoas que vão viajar e não avisam!! Assim que cheguei em Darmstadt depois da viagem descobri que várias conhecidos meus estavam em Viena ou tinham acabado de chegar lá!! Como assim? E ninguém avisa? Eu estava lá tmb! hahahaha, revoltas a parte, eu tmb não avisei mtas pessoas que eu estava indo pra lá, mas eu tenho uma boa desculpa: a gnt saiu sem planejar nada, foi meio que no impulso mesmo.

No terceiro dia era domingo de Páscoa! Nesse dia acordamos bem cedo e fomos novamente pro castelo do Schönbrunn, mas dessa vez para visitar o castelo mesmo. Fizemos a visita guiada, conhecemos os 42 (não me lembro se era esse o número exato) quartos do castelo. Interessante. Depois fomos no Irrgarten (labirinto) no jardim do castelo. Nada de mais pra acrescentar tmb, só uma fotinho do labirinto:Essa foto foi tirada qnd já tínhamos acahado a saída, que era conseguir subir num esqueminhas que tinha no centro.

Ah, detalhe que nesse dia a Margareth nos ofereceu um almoço de Páscoa! Sim :) Nós iríamos comer feijoada como uma família brasileira em plena Páscoa em Viena!
Depois do labiritno, fomos novamente para o centro e cada um foi fazer uma coisa. Eu e mais alguns amigos acabamos indo ao Museu de História Natural. Nessa hr me lembrei do filme com o Ben Stiller, Uma Noite no Museu, hahaha.
No mudeu tava tendo uma espécie de brincadeira de páscoa da Milka: a gnt podia pegar uma folha no começo e enqnt andava pelo museu responder a algumas perguntas que estava coladas pela parede. era bem fácil na verdade, conseguimos adivinhar a rseponta sem precisr de mtas letras e no final da visita ganhamos um coelho de chocolate da Milka xD. Cada um ainda pôeda rodar uma roleta lá pra ganhar outra coisa. Eu ganhei mais um chocolate!! hahaha.

Nos encontramos então e fomos pro apartamento da irmã da Margareth, onde haveria a feijoada.
Outro apartamento gigante! Nossa páscoa foi inesquecível, a feijoada estaja mto boa, da janela tínhamos vista para o Danúbio, mto bonito. (Não achei nenhuma foto que o pessoal tirou da vista da janela =/)

Depois mais a tarde fomos caminhar um pouco por um parque que era próximo. Voltamos para o apartmento da Marlei (irmã da Margareth) e ficamos mais um tempo jogando conversa fora. Depois voltamos pra casa da Margareth, onde dormimos mais uma noite pra acordar de manhã cedinho e finalmente deixar Viena...Bom, esse foi o terceiro dia em Viena :)
No próximo post finalmente termina essa saga.

Auf Wiederlesen!

domingo, 11 de abril de 2010

Veteranos e 2º dia em Viena

Olá pessoas!

Caramba, dessa vez tenho bastante coisa pra escrever... Aconteceu muita coisa ontem e hj xD
Então, começando por ontem: de manhã tivemos uma volta pela cidade com nossa professora de alemão. ela nos levou pra conhecer a cidade e mostrou uns lugares bonitos aqui de Darmstadt. Tem uma torre mto legal aqui, onde é possível subir e dá pra ver a cidade inteira. Dessa torre é possível também ver o rio Reno qnd o tempo está bom :)

Depois da volta pela cidade, à tarde me encontrei novamente com meu tandempartner. Conversamos bastante dessa vez! Expliquei algumas coisas de português, ele me tirou algumas dúvidas, foi bem divertido. Agora estou só esperando eu saber exatamente meu Stundenplan (horário das aulas) pra gnt marcar um horário regular durante a semana.
Mas o mais legal mesmo foi a noite. Ontem foi aniversário de um dos brasileiros aqui e obviamente nos fomos comemorar! Ele deu uma festa na WG dele. Ajudei ele a fazer brigadeiro xD Os Mitbewohner dele adoraram hahaha. A gtn tocou música brasileira, tipo Ivete, Skank e outras e fez caipirinha, foi uma típica festa brasileira. Bem legal. Detalhe que teve pessoas que passaram mal nessa festa! hahaha (não fui eu :P)
Hj de manhã eu iria pra Frankfurt no Flohmarkt pra procurar uma bike, mas estava mto cansado de manhã e resolvi dormir um pouco mais. Preciso conseguir uma bicicleta... Facilitaria mto minha vida, além de ser um bom exercício tmb...

No final da tarde hj me encontrei com meus veteranos da comp pra eles me darem algumas dicas sobre como é o curso, matérias mais difíceis, professores, etc e tal. Eles fizeram Diplom, mas eu posso escolher se faço Diplom ou Master. O sistema está mudando pra em vez de tirar o Diplom, se tira o Bachelor nos três primeiros anos e nos dois seguintese o Master.
Descobri que vou ter uma liberdade imensa pra escolher minhas matérias! Tenho só 5 matérias obrigatórias pra fazer durante os dois anos e o resto são todas optativas, algumas da comp outras podem ser de qqr área!
Explicaods meus dias aqui em Darmstadt, vamos para meu segundo dia em Viena, pra acabar logo com essa história :P.Como contei no post anterior dormimos na casa da Margareth e no dia seguinte todos acordaram tarde pra caramba... Ela veio pra tomar café junto conosco e fomos sair de casa mesmo era umas 2 da tarde já... Ah, nesse dia ela fez uma reserva pra gnt no restaurante do Hundertwasser. Hundertwasser é um famoso arquiteto austríaco (acho) que tem um estilo todo característico. AS construções dele são sempre todas coloridas e não seguem linhas e ângulos retos. Elas têm normalmente também teto cheio de grama ou plantas no meio da consstrução. Bem interessante. Pena que não conseguimos ir, pois a reserva era 3:45 e a gnt queria ver o castelo do Schönbrunn que ficava perto da casa dela.Bom, descmarcamos a reserva e fomos para o castelo para ver os jardins. Que diga-se de passagem, são mto bonitos! Tiha uma fonte bem bonita de Netuno tmb... Vou pegar alguma fotos no facebook do pessoal pra colocar aqui e vcs terem uma idéia do que eu to falandoEsse é o castelo com o imenso jardim na frente. Schönbrunn Palace, se quiserem buscar no Google ^^Fonte de Netuno, que fica no jardim do castelo. Aliás, uma curiosidade: Schönbrunn em alemão significa "fonte bonita".Esse é o Gloriette, uma espécie de portal que fica mais à frente ainda no jardim do castelo.Esses somos todos nós no jardim :)

Conhecido os jardins do castelo corremos pro centro para tentar pegar uma visita guiada pela Sthepansdom, uma igreja famosa em Viena. Não chegamos a tempo (tipicamente brasileiros), E enqnt esperávamos na frente da igreja tivemos que passar o tempo de algum jeito:Hahahaha, Milani comédia... pior que não ganhou nenuma moedinha com essa brincadeira :P

Bom... depois de esperarmos pela Margareth na frente da igreja, fomos à casa da música em Viena, um museu do som. Na frente do museu tem um piano e quem quiser pode ir lá e tocar à vontade. Nossa amiga chinesa nor proporcionou um pequeno show nesse piano. E como ela toca bem! Como diria o Milani, Haipan (é o nome dela) tocou nossas almas com seus dedos chineses :) Foi mto bonito.
Entramos no museu e era bem interessante, tinha várias coisas sobre compositores famosos, coisas explicando sobre o som etc e tal...

Na saída do museu encontramos mais uma brasileira!! A Lilian, que se juntou a nós até o final do dia. Fomos encontrar a Margareth num café para sairmos para jantar. Ela nos levou num restaurante típico ali no centro mesmo e nos mostrou um pouquinho de tudo na culinária austríaca. Deu pra experimentaros td. Uma curiosidade é que algumas comidas tem nome diferente na Áustria e na Alemanha: batata por exemplo aqui é Kartoffel e lá é Erdapfel (algo como no francês, maçã da terra) e tomate aqui se fala Tomate mesmo, enqnt lá é Paradeiser (engraçado esse).

Depois no final do dia, fomos para uma balada!! A balada não tava aqueeela coisa, mas foi legal pra conhecer, não pagamos nada mesmo hehehe. Deu pra se divertir um pouco e atéo Hakim e a Haipan aprendeream a dançar! xD
Depois da balada fomos pra casa (da Margareth) finalmente então para dormir.

Bom, esse foi o segundo dia nosso em Viena.

Auf Wiederlesen galera!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

1º dia em Viena e Welcome Day



Olá pessoas!Vou começar a escrever esse post agora, mas daqui a pouco vou dar uma pausa pra jantar. Deixei o file de peixe no forno, e daqui a alguns minutos ele fica pronto! hmmm :)

Hj, como prometido, contarei como foi no sso primeiro dia em Viena, na verdade o nome do outro post está um pouco errôneo, aquele não foi o 1º dia :P... Mas ainda tenho coisas pra falar antes de comentar sobre a viagem, estou começando a achar que uma vez por dia está sendo pouco pra escrever aqui!! Tá acontecendo mta coisa, hahaha.

Conversando ontem com alguns veteranso descobri que eu precisava mudar meu Studiengang (que seria mais ou menos o curso que eu faço aqui). Na minha matrícula veio Informatik, mas isso é equivalente à Ciência da Computação no Brasil, e eu estudo Engenharia de Computação. Enfim... fui lá na TU pra mudar essa bagacinha aí durante a pausa da minha aula de alemão que hj foi de manhã. E quem disse que eu consegui? Se vcs pensam que burocracia é privilégio brasileiro, estão mto enganados ¬¬.
Eu tinha recebido um email esse dias falando q pra mudar o Studiengang eu precisaria ir no Wahlamt da TU. Ok, fui lá hj, mas a moça falou que não era com ela e eu deveria falar com a pessoa que fica no balcão na entrada da TU (Que nao é recepcionista, hahaha, não tem recepcionista lá :P). Então eu desci, fui pro térreo e perguntei pra moça que estava no balcão, ela me disse que eu teria que falar com o rapaz no outro balcão ao lado...
Ok... fui falar com o cara, ele me deu um papelzinho preu preencher com meu nome e levar numa outra sala, que era no mesmo andar que eu estava no começo (do Wahlamt). Cheguei na sala que ele havia me indicado, a moça diz novamente que não sabe de nada e eu preciso ir pra uma outra sala!!
Já estava começando a ficar nervoso! Se vcs me acompanharam, eu já falei com 4 pessoas e ninguém conseguiu resolver meu problema! Enfim... Fui nessa última sala e tinha uma fila gigante de pessoas pra serem atendidas (eu deveria ter imaginado desdo começo que a sala certa era aquela que tinha a fila ¬¬). Como estava na hr da pausa da aula não daria tempo de esperar, vi que hrs fechava e fui nessa sala depois da aula, tive que sair um pouco mamis cedo até da minha aula...
E claro que qnd eu cheguei lá ainda tinha fila... Eita, esperei dessa vez e qnd cheguei lá a moça me falou que eu deveria falar com o professor antes!! Dessa vez eu realmente tive q me controlar hahaha... Mas ela só tinah entendido errado o que eu estava querendo e no final das contas finalmente consegui mudar meu Studiengang e até recebi uma nova carteirnha da TU. Agora sou estudante da Elektrotechnik com Richtung em Datentechnik xD

Bom, vou jantar agora, daqui a pouco continuo :) Hj ainda aconteceram outras coisas interessantes durante o dia...
(Agora vcs esperam uns vinte minutos pra dpois continuar lendo... :P)

Estou de volta! Depois de conseguir mudar meu Studiengang, de tarde teve o Welcome Day aqui na TU. Um evento pra dar as boas vindas aos estudantes entrangeiros que vão começar os estudos nesse semestre. Pudemos ter uma noção de como as coisas funcionam aqui e conversar um pouco com o professor representante de cada área. Descobri hj que minhas aulas começam segunda feira já! E aqui não tem turma certinha não... As aulas vão estar lá, e qqr um pode chegar e entrar. São o que a gnt cahama de Vorlesung, ou seja, apresentações que os professores dão regularmente (semanalmente) sobre a matéria. Os alunos só precisam se inscrever para fazer as provas no final do semestre.
O professor marcou um horário na terça-feira pra gnt ver certinho como vai ser o esquemão aqui, quais matérias vamos ter q fazer, quais eu consigo aproveitamento do Brasil. Até lá eu vou assistindo as disciplinas obrigatórias para o meu curso.Depois do dia de hj preciso dizer que estou ficando bem empolgado pra estudar computação aqui. Estive olhando agora à notie no site da TU no departamento de Elektrotechnik e Informationstechnik e tem umas disciplinas mto interessantes. E eu ainda tenho a aliberdadxe de escolher algumas disciplinas que eu vou fazer aqui!
Bom... Agora que já contei como foi meu dia hj, vamos ao nosso primeiro dia em Viena. Acordamos na manhã seguinte, não mto cedo, afinal todos estavam mto cansados e havíamos chegado super tarde no dia anterior. No hotel pegamos um folhetinho com uma rota pelo centro de Viena e resolvemos segui-lo. Passamos o dia inteiro andando pelo centro de Viena, vimos vários jardins e fontes e apreciamos um pouco da arquitetura. Viena é incrivelmente bonita!! Passamos por vários museus tmb, mas nesse dia não entramos em nenhum. Ah, tem uma amiga minha que colocou algumas fotos de Viena no facebook, vou pegar algumas pra colocar aqui pra vcs verem (ela tem uma câmera fodástica tmb)
Esse é um Denkmal (que é tipo um monumento em homenagem a alguém ou algum evento histórico) da Maria Theresa, que foi uma soberana da dinastia dos Habsburgos, que dominou o império Austro-húngaro. Esse denkmal fica bem no centro de um parque com dois museus, um de frente pro outro: o museu de história natural e o museu de arte moderna.Palácio dos Habsburgos, loogo em frente ao parque com o Denkmal da Maria Theresa.
Denkmal a Johann Strauss II no Stadtpark no centro de Viena. Strauss foi um famoso compositor austríaco nascido em Viena. Aliás, cabe aqui dizer que Viena é de fato a capital mundial da música clássica! Td na cidade gira em torno de Mozart e Strauss, e tem muitos concertos e óperas e balés e etc etc... Se alguém aí gosta de música clássica, Viena é a cidade pra se visitar xD

Bom... essas foram algumas fotos tiradas no nosso primeiro dia de andanças pela cidade. Mas o dia ainda não está nem perto de terminar...

Já deviam ser umas 4h da tarde qnd passamos em frente a uma lojinha de döner e kebap. Já estávamos com fome, afinal não tínhamos almoçado. Estávamos só com o café da manhã que tomamos no hotel (nos pagamos separado :P). E como diria nossa amiga chinesa que estava com a gnt, foi aí que nossa aventura começou realmente!
Estávamos na lojinha de döner conversando (em português), quando um rapaz escutou a gnt e puxou assunto. Era um brasileiro! (Eu to falando que brasileiro é praga! hahaha) Ele estava com uma moça e estavam tomando um cafezinho.
Conversa vai, conversa vem, descobrimos que ela já morava em Viena há 20 anos e ele era algum economista (não me lembro direito) que estava voltando da Ucrânia. A moça se chama Margareth e o rapaz Orlando.

Como ela já morava em Viena há 20 ela deveria conhecer um pouco a cidade e resolvemos perguntar se ela sabia onde poderíamos encontrar um hostel mais em conta e tals, afinal ainda não tinha lugar pra dormir naquela noite. Ela chegou e falou que o sonho dela era hospedar 10 brasileiros na casa dela!! Mas infelizmente ela estava recebendo o Orlando e não teria espaço e tals (emoçao nossa contida, hahaha). Ela tentou arranjar um lugar pra gnt ficar, ligou pruma amiga dona de um hotel pra ver q tinha lugar pra gnt... Era da alta sociedade a Margareth...
Até que ela resolveu: Ela e o Orlando iriam dormir na casa do ex-marido dela, e ela ria deixar a casa dela pra gente!!
Nossa, agora que vcs devem estar pensando que estou inventando coisas mesmo. Como alguém oferece a própria casa prum grupo de 10 pessoas que acabou de conhecer e ainda por cima sozinhos?
Foi isso que nós pensamos tmb! Não conseguíamos acreditar. Mas foi exatamente assim que aconteceu. Pegamos o telefone, endereço e combinamos de nos encontrar na casa dela de noite pra ver como iríamos fazer.

Seguimos com nosso tour pelo centro de Viena, mal nos contendo de felicidade =D.
à noite fomos à um concerto com ópera, orquestra e balé. estávamos em Viena, tínhamos que ver alguma coisa desse tipo né? :P
O espetáculo foi bem legal, apesar de estar meio vazio e ter sido super caro...
Depois do concerto fomos pra casa da margareth e qnd cehgamos no endereço que ela tinha passado vimos uma plaquinha "Kindergarten". Huahuahauha, não é possível!
Saímos do carro pra bater, de qqr jeito, qnd ela chegou com o Orlando! Era ali mesmo, ela morava na parte dos fundos de um jardim de infância...
Ela nos levou pra conhecer o apartamento, mostrou como funcionava td. E diga-se de passagem, o apartamento era mto grande!
Ela tinha uma coleção de colchões e de fato conseguiu acomodar nós dez!

Nessa noite fizemos uma macarronada hahaha, levamos um vinho e flores de presente pra ela tmb.
Até que ela deixou a chave com a gnt (!!) e foi dormir na casa do ex-marido...

Bom, esse foi o nosso primeiro dia em Viena, qnd conhecemos a Margareth, que tornou nossa viagem incrivelmente inesquecível :)

Amanhã continuo com o terceiro capítulo dessa novela, hahaha (dessa vez o post ficou bem grande mesmo hein... Acho que bati o recorde)

Auf Wiederlesen galera!

1º de Abril e Viena

Eae pessoas!

Bem, preciso confessar que estava com um pouco de preguiça de vir aqui contar como foi a viagem pra Áustria... Aconteceu tanta, mas tanta coisa que naõ vai dar pra escrever td em um post só, senão vou demorar mto tempo escrevendo e enfim... eu não quero perder muito tempo aqui :P

Mas antes de começar a falar da viagem, tenho outras coisas interessantes pra falar. Sabiam que aqui também existe a tradição de 1º de Abril? Eu não vivenciei muito isso, afinal estava viajando nesse dia, mas parece que saiu em rede nacional aqui uma notícia dizendo que a partir daquela data todo mundo deveria pagar 1 cent de euro pra cada email que mandasse. A notícia gerou maior revolta na população, e segundo a minha professora de alemão houve pessoas que até saíram nas ruas parar protestar! hahahaha
Eu já tinha visto alguns vídeos com notícias falsas na internet, mas nunca pensei que isso chegasse a esse ponto aqui... Ano que vem vou ficar esperto se vir alguma notícia absurda nesse dia.

Outra coisa interessante, essa que aconteceu hj mesmo. Fomos visitar a Software AG aqui em Darmstadt hj. A Software AG é uma empresa de software com sede aqui em Darmstadt, e aparentemente é a segunda maior empresa da Alemanha. Lá tinha um clima mto legal e me deu mta vontade de procurar um estágio lá mais pra frente, será que eu consigo? Eles tem uma filial em São Paulo tmb.. Bom, vamos ver o que acontece.

Agora, vamos ao que interessa, a viagem pra Viena. Vou fazer o seguinte então preu não ficar de saco cheio de escrever e poder contar td com detalhes: em cada post eu conto como foi um dia da viagem. Desse jeito vai demorar só 4 posts pra terminar, não é tanto assim, vai! Vou adiantando algumas coisas: ficamos três dias em Viena e um Salzburg, uma cidade na divisa com a Alemanha.

Bom, como esse é o primeiro posto vo contar o dia anterior (a viagem em si) e o primeiro dia que ficamos em Viena. Na quinta feira saímos da aula de alemão e não tivemos tempo nem pra almoçar direito antes de sair. Comemos um pedaço de pizza e fomos encontrar com o pessoal da Unicamp que ia viajar como a gnt. Chegamos na lojinha de alugar o carro, eles precisavam de mais alguém com a carteira internacional pra poder alugar o carro. Sorte que meu colega tinha. Alugados os dois carros (estávamos em 10 certinho) Voltamos pro Karlshof, onde a maioria do pessoal mora, terminamos de arrumar as coisas e partimos.

Logo no começo da viagem já nos perdemos!! Saímos pra viajar tão desplanejadamente (existe essa palavra? o.O) que não tínhamos sequer um mapa ou um guia. Fomos acreditando que a chinesa que foi com a gnt tinha GPS no celular, mas acontece que o celular era pre pago e ela não tinha como acessar a internet. Bom... Perdemos um bom tempo tentando achar a Autobahn (rodovia) certa, até q paramos na próxima cidade e conseguimos comprar um mapa rodoviário da Alemanha. O tempo estava muito ruim, estava chuviscando um pouco, o céu todo escuro. Não parecia q a viagem ia ser boa, começamos nos perdendo e com chuva... Ledo engano xD

Com o mapa em mãos, conseguinmos encontrar nosso caminho e fomos seguindo para Viena. Passamos por Würzburg, Nürnberg, Regensburg, Passau, Linz e enfim chegamos. Em algum lugar paramos pra comer num Burger King pela estrada.

Chegamos em Viena era umas 2h da manhã, tínhamos comprado um mapa da ciadade um pouco antes de chegarmos e fomos procurar os hostels que a gnt tinha na nossa lista. Estávamos tranquilos pela cidade a noite, qnd de repente vimos o carro da polícia atrás de nós. Não nos preocupamos, afinal não estávamos fazendo nada de errado, até que vimos uma placa escrito "Einbahn Straße" com uma seta no sentido contrário!!! Se vcs ainda não descobriram, essa placa nos indicou que estávamos na contra mão o.O. Paramos o carro, desceu uma policial e veio falar com a gnt:
Ela: Vc estavam andando na contra mão.
Nós: Sim, nós não tinhamos percebido. Acabamos de chegar em Viena e estamos procurando lugar pra dormir.
Ela: Documetos?
Então o PV, que estava dirigindo, mostrou a carteira de motorista e o passaporte
Ela: Ah, vcs são brasileiros então? E de quem é o carro?
Nós: O carro é alugado.
Ela: Hm... e onde vcs estão querendo ir exatamente?
Nós: estamos procurando a rua X (não lembro o nome), lá está o hostel onde vamos dormir.
Ela: Eu posso mostrar pra vcs onde fica.
Nesse momento já estávamos mais calmos, achando que não ia dar nada. Mas até que...
Ela: Mas vcs tem dinheiro aí?
Pensamos que ela estava querendo saber se tínhamos dinheiro pra nos sustentar na cidade ou sei lá.
Ela: É porque a multa por andar na contra mão custa 21 euros...
Ficamos todos sem saber o que dizer hahahaha.... Enfim, pagamos a multa no final das contas e ela nos explicou como chegar no bendito hostel (que na verdade era um hotel mesmo) ¬¬

E por incrível que pareça somente o nosso carro levou a multa! Na rua estavámos nós, depois o outro carro e depois a polícia, o pessoal do outro carro saiu de fininho qnd apolicial veio falar com a gnt e se livraram da multa! Menos mal...

Chegando no tal do hotel descobrimos que era 22 euros sem café da manhã. Achamos que estava muito caro obviamente...
Dpois de muita discussão, uns queriam ficar no hotel outros queriam procurar mais coisas pela cidade e outros queriam simplesmente dormir no carro. No final das contas ninguém foi proucrar mais nada, já estava muito tarde. Quatro pessoas ficaram no hotel e as outras seis dormiram no carro. Eu fui um dos que foi pro hotel. Realmente precisava de um banho e de uma cama quentinha pra dormir. E diga-se de passagem, que hotel hein! Era caro, mas valia a pena, o quarto era muito bem arrumado e o banheiro tinha tudo já, toalha, sabonete, shampoo, enfim... Acho q o custo benefício foi mto bom.

Bom, eu tinha falado que ia contar a ida e o primeiro dia nesse post, mas acho q já falei demais por hj! Agora mais quatro posts e vcs já vão saber pq a viagem foi tão boa se nesse primeiro dia a gnt só se f** hahahahaha.

Auf Wiederlesen!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Parques e Percevejos

Olá Olá!

Então, eu tinha dito que o próximo post seria só depois que eu voltar de Viena, mas hj aconteceram mtas coisas legais tmb e não resisiti :P

Primeiramente, queria me desculpar pelos milhões de erros de português e de digitação do último post, mas eu estava bastante cansado qnd escrevi e não tive paciência pra reler antes de postar, então deu naquela merda, hahaha. Mas dessa vez prometo que vou me esforçar mais...

Hoje me encontrei de verdade com meu Tandem. Descobri que ele é mto legal :). Vem de uma cidade chamada Freiburg, que fica bem ao sul da Alemanha perto do biquinho na fronteira com a França e a Suíça. Ele estuda Wirtschaftsingenieurwesen, o que seria mais ou menos engenharia de produção aqui, mas com um enfoque um pouco diferente. Não sei explicar os detalhes, afinal não estudo isso... E ele está indo pro Brasil em agosto pra estudar na FEA (vai virar secretário! hahaha). Acho q no final das contas esse Tandem vai acaber sendo mto bom! Vou aprender alemão e ainda fazer um bom amigo.

Hj tmb tivemos aula de alemão praticamente o dia inteiro e na parte da tarde nossa professora nos levou pra conhecer o parque que fica atrás da Uni. O parque é mtooo bonito! Ainda mais agora que está começando a primavera. Aliás, aqui a flora é mto interessante: no inverno fica td cheio de neve, td branquinho, mto bonito. Mas qnd chega a primavera e a neve derrete, os parques ficam todos verdinhos, cheios de flores e ainda mais bonitos! E td de uma hora pra outra, como se as flores e a grama tivessem resolvido sair de repente pra dar um alô pro sol que chega depois de mto tempo longe (nossa, que poético, né?) Enfim, o parque é cheio de flores, um gramado enorme, tem umas fontes e uns patos que ficam andando pra lá e pra cá. Pena que ainda não tenho minha câmera, mas assim que tiver vou colocar umas fotos aqui. (Se algum dia em algum post eu falar que consertei a câmera, não esqueçam de me cobrar as fotos desse parque!)
Além da paisagem incrível do parque ainda existe lá uma casinha, que funciona como se fosse uma biblioteca, mas sem controle nenhum. Tem várias estantes cheias de livros e as pessoas podem simplesmente entrar, pegar o que quiserem e sair pra ler no parque ou sentar nas mesinhas que ficam por ali mesmo. Vc não precisa nem devolver o livro se não quiser, mas é interessante ver como aqui td funciona na base da confiança. Se vc não levar o livro de volta, deve levar um outro no lugar. E pior que tinha vários livros lá, encontramos até um Tieta do Agreste de Jorge Amado... em português! hahaha

Ainda depois da aula fomos ajudar um colega meu que estava de mudança. Mas antes de explicar a história, preciso dizer que nossa professora de alemão, ela é mto legal com a gente. Ela dá td apoio que a gnt precisa sempre pergunta se estamos com algum problema e ajuda de toda forma possível! É como se fosse uma mãe pra gnt aqui.

E tudo começou qnd esse meu amigo descobriu que no quarto dele havia percevejos! Pois é, eu tmb nunca tinha visto um, mas parece q eles se escondem em frestas e saem no escuro. Esse meu amigo estava com umas manchas na pele e achava que era uma alergia até q esses dias descobriu que eram por causa das picadas dos percevejos. Ele tentou resolver o problema, falou com o Hausmeister (que aqui é como se fosse um zelador, que cuida dos problemas da casa das WGs do Studentenwerk: troca lâmpada, desentope pia, etc etc) e pegou um veneno, mas nada resolveu. Ele foi conversar com o Hausmeister de novo e o cara ficou puto e falou que na Alemanha não existem percevejos, que ele ia ter q pagar pra dedetizadora limpar o quarto e tals... Esse meu colega contou todo o problema pra nossa professora e óbvio ela ficou indignada e foi ela própria jnt com meu amigo no Studentenwerk resolver esse problema. Ela deu uma bronca na moça e na mesma hr eles arranjaram um novo quarto pra ele!

Enfim... aí hj fomos lá pra ajudar a levar as coisas pro novo quarto, pois era em outro endereço, a gnt teria que levar td no busão. No final das contas deu td certo, e a nova WG dele é mto legal, fiquei até com um pouco de inveja :P. Qnd chegamos lá estava tendo uma festinha e conversamos um pouco com o pessoal lá, que por sinal parece ser bem simpático.

Agora ainda tenho que arrumar minha mala pois amanhã partimos pra Viena logo depois da nossa aula! Aliás, vamos de carro jnt com uma galera da Unicamp que está aqui tmb xD.
Acho que por hj é isso pessoal, podem verificar que desta vez não tem tantos erros de português ou de digitação hahaha...

Auf Wiederlesen!