quinta-feira, 29 de julho de 2010

Philosophenweg e Roma à noite


Vamos lá então galera, contar mais um pouco da minha vidinha aqui.

Hj de tarde nos encontramos mais uma vez com algumas das alunas da Roberta, que estavam também naquele jantar brasileiro que fizemos com a turma dela.
Na verdade já era qse noite, nos encontramos com a Lea e a Sabrina as 19h na Luisenplatz e fomos andando até um café que ficava ali perto, o Café Chaos :)
Eu já tinha visto o lugar na verdade mas nunca entrado lá... Até que é bem ajeitadinho. Entramos e as meninas nor deram umas dicas do que era típico alemão pra gnt pedir lá. Eu e o Giovanni pedimos então um Flammkuchen, que, apesar de chamar "Kuchen" (bolo), mas parece uma pizza. Depois pra finalizar eu ainda pedi um Apfelstrüdel (torta de maçã), que tmb é bem típico daqui. Foi um jantar tipicamente alemão hehehe.
Na verdade a sobremesa só foi pedida pois nossa saída do café teve de ser adiada devido a um temporal que caiu um pouco antes da gnt decidir ir embora. Aí já que íamos ficar mais um tempo acabamos pedindo uma sobremesa mesmo.

Depois do Café ainda fomos pra festa de despedida da Petra, minha amiga húngara, lembram dela? Ela está voltando pra Hungria daqui a alguns dias e nada melhor do que uma festinha pra se despedir :)

E segunda feira agora eu fiz minha prova para a qual eu fiquei a semana passada estudando tanto. E eu acho q não fui bem... ai ai... que droga, a matéria não estava mto difícil, mas tinha muita coisa pra fazer, a prova estava extensa... enfim... Agora só me resta esperar sair a nota e torcer pra eu passar nem que seja com um 4.

Agora, antes de contar como foi o terceiro dia em Roma, sábado eu fiz uma outra viagenzinha pequena aqui pelas redondezas mesmo. Dessa vez com o grupo da IGM, o mesmo que organizou a viagem de barco pelo Reno, dessa vez eles organizaram uma viagem por Heidelberg. Os leitores mais antigos do blog devem se lembrar que eu já estive em Heidelberg na verdade, com o pessoal da AEGEE, e que inclusive fui de bike pra lá.

Dessa vez fomos de carro e o roteiro foi outro tmb. E gente, preciso dizer, como Heidelberg é bonita, e como eu gosto dessa cidade. Tipo, a cidade não é de jeito nenhum grande, mas tem tanta coisa bonita pra ver! E é nessa cidade onde fica a universidade mais antiga na Alemanha, portanto a cidade é basicamente universitária.
Bom, nosso roteiro por Heidelberg dessa vez foi primeiramente conhecer o Philosophenweg, e depois de noite uma visita ao teatro dos estudantes da universidade de Heidelberg.

A galera toda se encontrou na Hbf aqui de Darmstadt e dividimos o pessoal pelos carros. Foram um total de 7 carros. Chegamos lá numa pracinha em Heidelberg e enqnt estávamos esperando o resto do pessoal chegar eu reparei que tinha uma tendinha com umas bandeirinhas do Brasil ali do lado. Parece que estava havendo uma feirinha ou alguma coisa parecida. Me paroximei da barraquinha e eles estavam vendendo caipirinha. Eram um grupo que ajudava alguma coisa no Brasil, não entendi direito... Até que perguntei se o peesoal falava português, e claro que falavam. Fiquei conversando em português por um tempo com a menina lá e qnd eu perguntei de onde ela era no Brasil ela disse que na verdade era alemã!

Nossa, o português dela era tão perfeito que foi difícil de acreditar. Ela ainda não parecia alemã de jeito nenhum! Tinha cabelo castanho e pele morena... E tinha o maior sotaque nordestino! Jurava que ela era baiana ou pernambucana hahaha.
Ela até me mostrou o RG alemão dela, aí eu acreditei. Ela contou que passou um ano em São Luis no Maranhão e aprendeu português, mas eu fiquei realmente impressionado. Se depois de um ano aqui eu estiver falando alemão como ela estava falando português, tá ótimo :)

Hehehe, ficamos conversando mais um tempo enqnt o pessoal do grupo decidia o que ia fazer, eu até peguei o contato dela, e a próxima vez que eu for pra Heidelberg talvez a gnt se encontre de novo.
Olha, tô precisando ir pra Heidelberg sem nada pra fazer qqr dia né? Lembram que eu encontrei a Liliana, portuguesa, no trem outro dia tmb, ela tmb era de Heidelberg.

Bom, me despedi da Selina (a alemã brasileira) e o grupo então seguiu caminho para o Philosophenweg. No caminho passamos pelo rio que corta Heidelberg, o Neckar:
To ficando craque já nessas fotos de rio hein!

Logo no começo do caminho encontramos a guia que ia explicar a história de Heidelberg pra gente. Na verdade acho q o que mais me fascina nessa cidade é a história tmb, foi uma das poucas ciadades que não foi bombardeada na segunda guerra mundial, pois serviu de base para os americanos. Bom, eu não lembro a história exata, mas é de fato interessante.

O que aconteceu no caminho mesmo não tenho muito o que dizer, é tipo uma rua na beira da montanha, com várias paisagens mto bonitas e uma vista maravilhosa da cidade. No meio do caminho encontramos essa casa com uma escritura engraçada e criativa:
"Behüt dies Haus vor Wetter und Wind und Menschen die langweilig sind."

Que em português significa: "[Deus] proteja essa casa do tempo e do vento, e de pessoas que são chatas (chatas no sentido de entendiantes)" hehehe. Criativo né? Claro que em alemão é um verso rimado.

Assim que chegamos no topo do caminho tinha um jardim bem bonito lá onde as pessoas ficavam sentada olhando a cidade.  Vou colocar agora algumas fotos do caminho:
Já imaginou morar aí, com essa vista chata? :P
Philosophenweg (esse era o nome da rua mesmo)
O jardim no topo do caminho, com a cidade e o rio Neckar logo a vista
O Philosophenweg em si (a próposito, "Philosophenweg" significa "caminho dos filósofos")
Uma panorâmica ^^
Ah, só um pequeno parênteses aqui: aprendi a usar direitinho o software da câmera pra fazer as fotos panorâmicas! Podem ver, essa daí ficou bem legal, qse não dá pra perceber os pontos de junção. vou passar a tirar mais dessas agora, ainda mais que vou pra Escócia agora em agosto e dizem que lá no norte nas Highlands tem umas paisagens incríveis (eu cheguei a comentar aqui que vou pra Escócia?? :P)
Aqui algumas fotos que não tem nada a ver, foram tiradas no caminho, eu achei que ficaram mto bonitas e queria com partilhar com vcs :) O que vcs acharam? Ficaram bem legais né? Podem pegar para pôr de papel de parede! hehehe.

Bom, foi isso então, depois voltamos por uma escadinha que tinha lá em cima e saímos direto na ponte mais antiga de Heidelberg. Ainda tínhamos algum tempo até o teatro começar então decidimos ir comer alguma coisa. Eu, duas polonesas e um egípcio fomos comer um Döner (uma comida típica turca que tem bastante aqui na Alemanha).
A ponte mais antiga de Heidelberg a esquerda
Hauptstraße em Heidelberg
Aqui em cima uma foto da rua principal de Heildelberg, onde comemos o Döner. O nome da rua é exatamente "Hauptstraße" que em alemão significa simplesmente "rua principal" hahahaha. Ou seja, a principal rua de Heidelberg e a rua principal :P

Bom, depois de comer, ainda paramos num barzinho e tomamos uma cerveja antes de ir pro teatro.
O teatro foi bem legal! Eram vários sketches na verdade e todos tinham a ver com língua, idiomas, etc. E como era um grupo de alunos, na maioria intercambistas, até que consegui entender tudo direitinho.

Então, Heidelberg foi basicamente isso... Depois do teatro nos encontramos todos de novo no lado de fora, formamos os mesmos grupos que tinham ido pra voltar nos mesmos carros e voltamos pra Darmstadt. Vamos lá agora contar a história do terceiro dia em Roma! Não se preocupem, no terceiro dia, não teve mta coisa não... O post não vai ficar tão maior hehehe.

Bom, no nosso terceiro dia então acordamos para tentar pegar a benção do papa na Praça de S. Pedro, que pelo que ouvimos todo domingo o papa está lá.
Acontece que aconteceu um imprevisto, o pessoal queria sair do hostel naquele dia mesmo e procurar um outro lugar pra ficar, pois eles não estavam gostando nada de lá... Estavam desconfiado que tinha pulga na cama de um dos meninos, já que apareceu umas bolinhas pelo corpo e tinha umas manchas escuras no lençol. Eu tmb não estava achando o melhor lugar do mundo, mas para mim não teria problema ficar lá,. Porém depois de ouvir essa história aí que talvez tivesse pulgas lá, td mundo concordou e fizemos o checkout cedinho e saímos com nossas malas pra ir pra praça de S. Pedro.

Mas é claro que como todo bom brasilerio não chegamos a tempo ¬¬ Na verdade não foi tão ruim, pois descobrimos depois que o papa não estava no Vaticano naquele dia mesmo e tinha dado a benção através de um telão... Mas de qqr jeito né? teria sido mto legal ter visto a benção mesmo que fosse pelo telão.
Enfim, estávamos tão cansados de ter ido até ali com todas as mochilas naquele calorzão que ficamos sentados na sombra lá um tempo até decidirmos o que íamos fazer.

A idéia era a gente ir no museu do Vaticano e na Capela Sistina ainda nesse mesmo dia, mas estavam fechados, não sei exatamente por que. Então acabamos deixando pro dia seguinte.

Ah, no dia anterior o Giovanni tinha olhado na internet os símbolos do livro pra gnt poder procurar eles direitinho dali em diante. e dessa vez nós tiramos a foto certa do símbolo do vento na praça de S. Pedro ^^

Ainda nesse meio tempo que estávamos sentados na sombra, acabamos conhecendo mais um brasileiro que tmb estava andando por lá (eu falei que a gnt tinha conhecido bastante gente nessa viagem!). Eles nos ajudou a encontrar um novo hostel pra ficar. Fomos de metro até o hostel onde ele havia ficado (ela estava de partida já), mas não tinha ninguém lá pra receber e a gnt não conseguia ligar. Já estávamos ficando com fome e resolvemos parar num McDonalds ali por perto mesmo, onde poderíamos ver na internet algum hostel.

Gente, o que aconteceu nas próximas horas foi simplesmente um monte de andança com as mochilas pesadas nas costas. Nós ficamos o tempo todo andando pra lá e pra cá procurando hostel e os lugares que a gnt tinha anotado pelo internet falavam tds que estavam lotados. Nossa, com certeza esse foi o dia mais inútil e cansativo na viagem...

Mas a gnt viu algumas coisas, mesmo que com as mochilas. Enqnt estávamos andando passamos pela Igreja de San Giovanni Laterano, mto bonita tmb:
Fachada da San Giovanni Laterano

Interior da igreja
Detalhe do teto da igreja.
Bom, durante à procura pelo novo hostel, foi basicamente isso que vimos :(
Até que lá pelas 6 da tarde passamos na frente de uma sorveteria e resolvemos tomar um sorvete então pra descansar um pouco. Aparentemente era a sorveteria mais antiga de toda a Itália! :P
Lá dentro ainda encontramos mais uma brasileira! Conversamos um pouco com ela e perguntamos pro rapaz que estava com ela (italiano) se ele conhecia algum hostel ou hotel bom ali. Claro que não conhecia né, quem mora na cidade nunca vai saber de hotéis.

Enfim, nos despedimos dos dois e já estávamos indo prum hostel caríssimo lá que o William, o brasileiro que encontramos na praça de S. Pedro tinha nos indicado. Mas nessa hora encontramos um hostel legal!! Nossa, bem na hora, eu já não tava aguentando mais ficar andando com a mochila.
O hostel era mto legal, td limpinho, parecia hotel mesmo, o único problema era que o cara da recepção não entendia nada que a gnt falava. Acho que ele não era italiano, tentamos espanhol, português, inglês e até alemão. Enfim, na base dos gestos e dos sinais, e algumas palavras universais conseguimos nos comunicar com ele e fechamos o quarto então... Saímos então pra dar uma voltinha pelo centro e como já estava qse anoitecendo deu pra tirar várias fotos legais de Roma durante a noite:
Pôr do sol do Coliseu
Igreja de Santi Giovanni e Paolo
Foro Romano
Palazzo Venezia
Fontana di Trevi
Bom, pessoal, no meu terceiro dia em Roma não aconteceu nada mto interessante mesmo, mas as fotos ficaram mto boas né? Os monumentos de noite tem uma beleza diferente que dirante o dia.

No final do dia ainda qnd íamos pegar o metro pra voltar pra casa descobrimos que já estava fechado e fomos andando ainda um tempão até chegar no novo hostel...
Nossa, nessa hora eu achei que meus pés iam cair de tanta dor :P Sério, a gnt ficou andando metado do dia com a mochila nas costas e a outra metado sem a mochila, mas ainda assim aindando hehehe. Qnd cheguei no hostel e pude finalmente sentar e descansar meus pés, foi um alívio!

Espero que tenham gostado das fotos desse post, que pra mim foi um dos com as fotos mais bonitas até agora :)

Ah, eu ainda adicionei uma outra coisa legal no blog, aqui no lado direito tem agora uma ferramenta de pesquisa, onde vcs podem procurar por palavras dentro dos posts. Assim, qnd eu citar alguma coisa de uma data anterior e alguém tiver interesse em ler só buscar ali. Já estava precisando mesmo, afinal o blog já está com um arquivo razoável né?

E claro que antes de me despedir eu tenho que deixar aqui um grande FELIZ ANIVERSÁRIO para minha mãe, que está completando anos hoje! Mãe, muitas felicidades e que ainda venham muitos aniversários pra gente comemorar :) Posso dizer que sou oficialmente o primeiro a dar parabéns, já que aí no Brasil ainda não é seu aniversário hehehe :P

Bom, galera, então é isso, não percam o próximo episódio dessa saga onde eu conto o último dia em Roma!

Auf Wiederlesen!

Um comentário:

  1. Olá filho, Obrigada e graças a Deus passei muito bem nesse dia, todos aqui estão bem.

    Bem, com relação as paisagens são realmente lindas, mas para as pessoas que moram lá deixa de ser novidade né, acostuma com a paisagem.

    Bjs.

    ResponderExcluir