quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roma: Coliseu e Panteão

Opa! Td bem gente?

Então, aqui estou eu de volta de Roma e preciso dizer q a viagem foi incrível! Apesar dos 753985 perrengues que a gente passou por lá, deu pra aproveitar bastante e Roma de fato é uma cidade muito bonita.
Bom, vamos lá contar como foi então:

Nós fomos de avião com a Ryanair, que é uma companhia aérea com preços super em conta se vc agendar com antecedência. Mas os vôos são sempre em horários bizarros e o aeroporto é longe bagarai.
Devido a estes fatos, tivemos que passar a noite na Hbf de Frankfurt para podermos chegar a tempo no Aeroporto na sexta de manhã. De manhã tivemos até que pular o muro da estação já que o pessoal tava com preguiça de dar a volta pra sair pela porta principal hahaha...
O ônibus que leva pro aeroporto saiu da Hbf era umas 4 e pouco, não lembro exatamente. Chegamos no aeroporto com tempo, deu tudo certo e pegamos o vôo pra Roma.

Claro que lá o aeroporto também não era perto e tivemos que pegar outro ônibus pra chegar em Roma. Ufa! Depois de tantos trens, ônibus e aviões, chegamos em Roma. Estávamos na linha de metrô e fomos procurar chegar no Hostel que já havíamos reservado.
Quando chegamos lá o hostel era bem ruinzinho :( O pessoal não foi nada simpático, a moça da recepção não falava inglês direito, mas pelo menos já tínhamos onde dormir... Ah, e a gente, que não era bobo, já pegou o café da manhã que tava sendo servido hehehehe. Chegamos no hostel deveria ser mais ou menos umas 10 da manhã e sentamos na mesa da cozinha pra comer alguma coisa.
Nessa mesa mesmo acabamos conhecendo duas brasileiras que também estavam hospedadas lá.
Aliás, preciso dizer, como cenheci gente nessa viagem! Todos os dias a gente puxava assunto com alguém, no hostel, nas filas dos lugares, na rua, do nada assim... ao longo da história vcs vão perceber. E claro que a maioria eram brasileiros.
Aliás, outra coisa! Como tem brasileiros em Roma. Gente, eu venho falando que em toda cidade eu acabo encontrando pelo menos um brasileiro, mas lá tava ridículo! Em cada esquina tinha um brasileiro, incrível.

Bom, terminamos de tomar nosso café e fomos visitar o Coliseu então, que era bem próximo do hostel.
Fomos por um parque que tinha no caminho e já começamos a perceber como o dia seria tenso. Estava mtoooooo quente. Tão quente que acho que não é possível expressar em palavras de uma maneira que vcs tenham alguma noção de como estava. Mas ainda estávamos no começo, estávamos com "pique" hahahaha.
Quando começamos a avistar o Coliseu o pessoal já parou e ficou tirando fotos, e claro, eu tmb. Aqui vai a fotinho do Coliseu, qnd o vimos pela primeira vez:
Continuamos seguindo e chegando mais perto o pessoal foi tirando fotos e fotos...
Ficamos tanto tempo tirando fotos ali, que as meninas brasileiras até nos alcançaram. Com a minha máquina não tirei nenhuma foto delas, mas assim que alguém colocar as fotos no facebook, eu coloco aqui.
Fomos com elas então até a fila pra entrar no Coliseu e claro que ela estava gigante.
Bom, queríamos entrar, então ficamos na fila. Elas não tinham muito tempo e acabram nem ficando.

Ah, aqui preciso compartilhar uma impressão que tive dos italianos: Oh povinho desorganizado!! Tinha duas filas na verdade uma pra quem queria comprar com o audioguide e outra pra quem queria sem. A fila do audioguide estava menor, mas ninguém sabia dizer direito onde era o fim da fila, tava uma confusão lá. Eu e o Giovanni queríamos pegar o guide, então fomos pra frente. Perguntamos pra moça certinho como era o esquema. Ela explicou que não tinha o audioguide como a gente pensou que era, aquele aparelhinho que vc escolhe os números, põe no ouvido e ele vai explicando as coisas, mas sim era um guia que vai explicando a medida que vai conduzindo um grupo. Ok... pegamos mesmo assim.

Mas acontece que assim que entramos, vimos várias pessoas com o aparelhinho na mão!!! Como assim?? A moça tinha acabado de falar que não tinha aquilo! Que ódio da falta de organização dos italianos, meu Deus.. Bom, aceitamos de qualquer jeito e ficamos esperando um tempo até começar a próxima visita guiada. O resto do pessoal pegou a entrada normal e já foram andando pelo Coliseu.

Esperamos mais ou menos uns 45 minutos e qnd chegou a guia, nossa... Ela falava um inglês tão ruim, que fomos perguntar pra mocinha da recepção se não podíamos trocar pelo audioguia. Graças a Deus conseguimos. E depois de todo esse rolo, de informações mal dadas e desorganização conseguimos entrar no Coliseu com o aparelhinho e fomos ver as coisas, ufa!
Esse arco aí o Arco di Constantino, visto de dentro do Coliseu.
Durante nossa andança pelo Coliseu encontramos o resto do pessoal e combinamos de nos encontrar as 3:20 na entrada. Saímos então e fomos comprar umas coisas pra comer. Achamos um mercado ali por perto e compramos uns iogurtes e uns pães. Ah, como tava fresquinho no mercado! hahaha. Pelas fotos vcs devem ter visto que tava um solzão daqueles. E o pior de tudo é que no Coliseu é só pedra então fica muito mais quente ainda...

Bom, pegamos nossas compras e fomos andando de volta pra encontrar o resto do povo. Mas quando eu fui comer um pão que eu tinha comprado lá, descobri que o baguio era muito apimentado! Que merda :P. Naquele calor infernal, ainda vou comer coisas apimentada. Ah, não deu... comi um pedaço e depois deixei lá, não aguentei comer td :P

Bom, voltamos então ao Coliseu e ficamos lá dentro na sombra esperando o povo. Mas ninguém chegou... Ficamos esperando alguns minutos, e não podíamos ligar já que nem eu nem o Giovanni tínhamos crédito.

Resolvemos então sair e ir ver mais coisas. Fomos procurar a entrada pro Palatino, que é um sítio arqueológico que fica bem do lado do Coliseu. Estávamos andando por lá, qnd o celular do Giovanni tocou. Mas ele não conseguiu atender (porque pra atender no exterior precisa de crédito tmb). Achamos que o pessoal estava lá na entrada do Coliseu e voltamos lá. Mas... novamente não achamos ninguém. Esperamos mais um tempo e enfim saímos de novo pra ir no Palatino.

Pudemos entrar lá com o mesmo ticket do Coliseu (ainda bem) e logo na entrada assim tinha uma bica, onde já demos uma refrescada e enchemos nossas garrafinhas de água.
Ah, outra coisa a ser notada aqui: como Roma tem bicas pelas ruas! E tudo com água potável e geladinha. Nossa, naquele calor essas bicas vieram muito bem a calhar, acho q sem elas não teríamos conseguido hehehe.
Bom, fomos andando pelo Palatino então:
No meio do caminho tivemos essa vista boa aí do Coliseu e eu aproveitei pra fazer um papel de parede :)
Ah, estávamos tão cansados de ficar andando nesse solzão de rachar que no meio do Palatino deitamos sob a sombra de uma árvore lá e ficamos descansando um tempo. Uma hora o Giovanni falou assim "vamos ficar mais uns dez minutos depois a gnt segue". Mas só seguimos mesmo depois de meia hora qnd a gente acordou hahaha. Pois é, acabamos dormindo na grama lá, mas foi até bom pra recuperar um pouco as forças.
Terminamos de conhecer o Palatino e logo em frente já vinha o Foro Romano. Não sei exatamente o que é o Foro Romano, mas eram mais algumas ruínas e pedras espalhadas.

Enfim, saímos então e fomos andar um pouco pelo centro da cidade. Logo depois de sairmos do Foro Romano já  dava pra ver o Palazzo Venezia de costas e fomos andando pra observá-lo de frente.
Em frente ao Palazzo tem uma pracinha onde as pessoas ficam lá sentadas observado-o. Detalhe que não tem nenhuma árvore nessa praça, mas ficamos lá um tempo mesmo assim pra tirar umas fotos (essa inclusive).
Nessa praça mesmo um cara puxou assunto com a gente, e adivinhem? Brasileiro, claro. Ficamos um tempo conversando com o cara. Esqueci o nome dele agora, mas ele era tipo alta sociedade também, dono de uma empresa no Brasil, estava na Europa viajando só.
Bom, nos despedimos então do cara e seguimos por uma das principais avenidas de Roma, a Via del Corso.

Estávamos a caminho da Piazza Navona e passamos pelo Panteão. Quem já leu Anjos e Demônios deve estar reconhecendo esses nomes agora.
Aí o Panteão, claro que tinha que ter alguma coisa em obras ¬¬
Bom, entramos lá e vimos o túmulo do Rafael, aquele escultor famoso etc e tals, que inclusive também é citado no livro. Preciso dizer que esse livro esteve mto presente nessa viagem, :P. Qse sempre a gnt via alguma coisa que nos fazia lembrar da história e a gnt acabava comentando :).
Aí o orifício no teto do Panteão
Túmulo do Rafael
Saímos então do Panteão, na verdade não tinha mta coisa pra ver lá não... E era bem menor do que eu esperava. Bem na frente do Panteão tinha uma outra fonte com umas bicas e novamente enchemos nossas garrafinhas :)
Seguimos pra a Piazza Navona e vimos o símbolo da água que é citado no livro tmb. Uma fonte super bonita bem no meio da praça com um obelisco no centro:
A praça era bem grande, e tinha várias pessoas e vários daqueles artistas de rua tmb.
Aqui um overview da praça. Esse de amarelo aí bem na frente era um artista que fazia dancinhas com bonequinhos nas mãos.

Já estava ficando tarde. Lá na Itália o sol também se põe bem tarde e aqui eu quis dizer que já estava começando a escurecer. Na verdade issa era até bom, pois esperávamos que de noite ficasse um pouco mais fresco.
Fomos então seguindo para a Fontana de Trevi. Um dos pontos mais famosos de Roma tmb.
Acho que essa é a fonte mais conhecida em Roma. Tanto que tava lotado de gente lá em volta!
Todo mundo diz que se vc jogar na Fontana de Trevi uma moeda de costas com sua mão direita por cima do ombro esquerdo, vc garante uma volta a Roma. Claro que eu não perdi a oportunidade :)
Vamos ver se no futuro voltarei a Roma mesmo...
Bom, nesse momento já estávamos com bastante fome e fomos procurar um lugar pra comer ali perto da fonte.
Paramos em uns restaurantes e vimos os preços da pizza. Bom, estava meio carinho, mas queríamos experimentar a pizza italiana. Mas qual não foi a nossa surpresa quando o garçom falou que não podíamos pedir uma pizza pra dividir pra nós dois! Caramba... Saímos então desse restaurante e fomos num outro, a primeira coisa que perguntamos foi se podíamos pedir uma pizza só. O garçom meio que mudou de assunto e falou pra gnt sentar. Ficamos decidindo qual pizza íamos pedir, até que qnd pedimos o garçom de novo reclamou que a gnt ia ter q pedir duas!
Nossa, que ódio, e tipo, eles foram super mal educados, parecia q a gnt tava atrapalhando só. Aff...
Meo, inacreditável como é diferente o esquema das pizzas na Itália, ela não é pequena, mas nos restaurantes, vc TEM que comer uma sozinho... Ficamos de saco cheio de tentar achar um lugar onde pudéssemos comer uma pizza normalmente até que fomos numa padaria e pegamos aquelas de pedaço que se paga por peso. Não foi o ideal, mas pelo menos experimentamos a pizza italiana hehehe...
Depois dessa fomos andando de volta até o hostel. Já estava de noite e não foi tão perto assim... Chegamos en casa destruídos e encontramos com o pessoal lá. Eles foram ver coisas totalmente diferentes do que a gnt tinha visto... mas td bem... foi até bom não ficar andando com o grupo inteiro o tempo todo, acho q as coisas fluiram mais rapidamente.

Ah, outra coisa interessante de se notar, é que eles entendem muito bem o espanhol! Nossa, como era bom chegar e abordar as pessoas com espanhol e td mundo entender. Muitas vezes dava pra chegar até com um português falando devagar e o povo entendia. E claro, a gnt conseguia entender tmb.

De noite ainda comemos um macarrãozinho (que ficou horrível :P) que o pessoal prepararou e fomos dormir....
Esse foi o primeiro dia nosso em Roma... Bom, vcs viram como ficou gigante o post, então vou fazer o mesmo esquemão de sempre e em cada post eu conto um dia da viagem.

Ah, uma coisa nova aqui, coloquei um negocinho ali em baixo pra vcs marcarem o que acham dos posts :) Gostaria que cada um que lesse os posts marcasse com  qual impressão teve e se tiverem alguma impressão que não está listada, deixem um comentário pra eu adicionar lá. Achei super interessante essa nova feature do Blogger.

EDITADO (22:33): Quem acessou o blog nas últimas horas deve ter percebido que esse esquema dos botõezinhos ali em baixo estava meio zuado :P. O fato é que assim que o coloquei percebi que não estavam aparecendo as três opções de baixo.
Mas agora, depois de mto tempo lutando e reescrevendo os arquivos HTML e CSS do blog consegui arrumar e já está td certinho :) Não esqueçam de marcar sua impressão ao post ali em baixo!

Auf Wiederlesen!

Um comentário:

  1. Ellow once again!!!

    Faz um tempo que eu não dou um comentariozinho.
    Acho que chegou a hora então hahahahah

    Meo!!!
    Roma... é... muito... bonita...
    Na minho modesta opinião as melhores fotos que você tirou em toda a sua viagem!

    Mas alguma coisa tinha que compensar a falta de organização, o pão apimentado e as pizzas individuais.
    Que sem noção esses caras, será que os negócios vão tão mal que eles tem que obrigar os clientes a comer uma tonelada de pizza?

    Enfim, mal posso esperar pros próximos capítulos da sua primeira (porque existirão próximas) idas a Roma! (afinal, você jogou a moedinha) 8)

    Abraços Gustavo!!!

    ResponderExcluir