quarta-feira, 13 de outubro de 2010

17.08 Tour Orkney

Olá pessoas!

Opa! Quer dizer então que finalmente eu criei vergonha na cara e vou continuar contando a viagem?? Sim! :)
Sorte que eu tenho tudo anotadinho num bloco de notas aqui, senão eu já teria esquecido tudo.

Bom, o esquema é o seguinte, no dia 17 eu e o Leon acordamos cedinho pra tentar pegar esse tour pelas ilhas Orkney que ficam no extremo norte da Escócia:


View Larger Map
(Nesse mapinha aqui dá pra acompanhar os lugares que eu for citando durante o post :D)

Como em todos os tours da viagem, a gente não havia planejado nada e contamos com a sorte de chegar lá e ainda haver lugar e como vocês devem ter percebido pelo título do post, sim, ainda haviam dois lugares hehehe.
Paisagem bem comum no trajeto de Inverness a John O'Groats
Durante a primeira viagem vimos vários campos com rolos de feno. Não sei se sou eu que nunca prestei atenção, mas isso não é tão comum assim no Brasil, né?

Saimos de Inverness bem cedinho e fomos de ônibus primeiramente até John O'Groats, que é a cidade mais ao norte da ilha principal escocesa (onde fica Edimburgo, Glasgow etc..). Chegando lá tomamos um café rápido numa lojinha que tinha lá e já fomos pegar a balsa. Sim! Andamos de balsa para chegar lá... e gente, como estava frio!
Uma vista do mar enquanto na balsa
Chegando lá na ilha o tempo não estava muito bonito não, mas pelo menos não estava chovendo também. Pegamos um ônibus e fomos pelo tour. O motorista explicava coisas sobre a ilha enquanto ia passando pelas mais de 10 ilhas ligadas pelo que em inglês são chamados de "causeways". Segundo o Google, parece que não há uma tradução exata em português para essa palavra, mas são aquelas estradas elevadas (que não são exatamente pontes) que ligam duas ilhas.

Ilhas Orkney
Depois de um certo tempo paramos em um das duas cidades que existem nas ilhas, Kirkwall. Logicamente era uma cidade minúscula, mas por mais incrível que pareça tinha um supermercado bem grande e foi lá que compramos alguma coisa para comer.
Terminada a pausa para almoço voltamos ao ônibus e dessa vez visitamos alguns pontos turísticos interessantes da ilha. Aparentemente, o arquipélago de Orkney tem grande importância arqueológica.

Visitamos um assentamento neolítico, o Skara Brae e ainda o Ring of Brodgar, que é um círculo formado por pedras, e é crido ser um lugar de rituais das civilazões neolíticas que habitavam a ilha.

Skara Brae, com o mar ao fundo
Um dos quartos do assentamento
Ring of Brodgar
Não consegui tirar uma foto mostrando o círculo, pois este era muito grande, mas estas pedras que vocês veem na foto, quando olhadas de cima, formam quase uma circunferência perfeita.

Em Skara Brae ficamos um bom tempo. O assentamento era bem grande a havia várias placas explicativas, uma lojinha de souvenirs e ainda uma praia! Uma praia, que se não estivesse muito frio seria bem parecida com as do Brasil :) Aqui vai um videozinho dessa praia:



Seguindo com o tour, passamos pela capela italiana, construída pelos prisioneiros de guerra durante a segunda guerra mundial. Essa capela é a única construção dos acampamentos italianos que ainda permanece em pé.
Italian Chapel
Bandeira italiana, em frente à capela
Depois disso seguimos caminho de volta para Inverness.
E na balsa ainda deu pra ver um tubarão! Hahaha, foi engraçado quando o capitão da balsa anunciou no alto-falante que tinha um tubarão próximo ao navio todo mundo se aglomerou na janela pra ver (estavam todos na parte de baixo do navio, devido ao imenso frio lá fora).

Placa em John O'Groats
Ainda na viagem de volta de John O'Groats para Inverness pudemos apreciar melhor a paisagem da costa norte escocesa, pois de manhã estávamos com muito sono e fomos a maior parte do trajeto dormindo.
E tipo, é bem diferente do que vemos no Brasil. Não tem praia, é tudo escarpado, com umas fazendas à beira do penhasco. E muito bonito por sinal.
Costa norte escocesa
Chegando em Inverness o sol já estava se pondo, e como o Leon também não estava passando muito bem, passamos no mercado, pegamos mais uma daquelas refeições marotas por cinco libras e fomos direto para o hostel.

Nesse dia no hostel ficamos conversando com um menino de Hong Kong que estava no nosso quarto. Preparamos nossa "meal deal" (a refeição de cinco libras) e fomos dormir, torcendo para conseguir lugar no tour do dia seguinte, que, claro, também não foi planejado.

Aqui no final, algumas fotos "artísticas" que eu tirei durante o tour:
Thistle, flor tipicamente escocesa, próximo a Skara Brae
Rebanho ovino, também muito comum em terras escocesas.
Bom, por hoje é isso então. Não precisam se preocupar que mais cedo ou mais tarde eu termino de contar a viagem.

Auf Wiederlesen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário